Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4240
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlexandreDruzianiRoque.pdf792,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A difusão do modelo Low Cost no mercado fitness : um modelo de negócios inovador?
Autor(es): Roque, Alexandre Druziani
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Administração de empresas
Modelo de negócios
Vantagem competitiva
Academias de ginástica
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: ROQUE, Alexandre Druziani. A difusão do modelo Low Cost no mercado fitness: um modelo de negócios inovador?. 2012. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O mercado fitness no Brasil triplicou nos últimos dez anos, crescendo significativamente, a uma taxa aproximada de 10% ao ano. Com um faturamento anual em torno de R$ 2 bilhões, posiciona-se no primeiro lugar dentre os países latino-americanos e em segundo no âmbito mundial. Não obstante as mudanças no contexto econômico brasileiro, desde 2002, com o desenvolvimento das classes sociais mais baixas e redução das desigualdades sociais, a participação das classes C e D neste mercado ainda não reflete o peso de sua representação do ponto de vista econômico, pois os preços cobrados pelas empresas tradicionais da indústria fitness as marginalizam. Percebendo essa nova realidade e nela enxergando uma oportunidade de negócio, algumas academias de ginástica, como a Smart Fit, adotaram o modelo low cost / low price, com a oferta de serviços enxutos, práticos e pouco complexos, a preços menores e mais acessíveis do que os tradicionalmente praticados pelo mercado. Tal modelo foi o objeto de estudo desta pesquisa, cujo escopo foi enquadrá-lo, ou não, no conceito de inovação, classificando-o quanto às tipologias existentes. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados 241 questionários como instrumento de coleta de dados, a fim de identificar a percepção dos usuários da academia Smart Fit no que tange aos fatores que caracterizam uma inovação. Os participantes da pesquisa entenderam que o modelo de negócios adotado pela academia em questão é considerado inovador, percebendo a existência dos atributos que configuram uma inovação. Dentre as classificações consideradas no presente trabalho, prevaleceu aquela quanto à natureza da inovação, definindo o modelo estudado como inovação disruptiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons