Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AluiziodeSouzaAmoras.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação física
Autor(es): Amoras, Aluízio de Souza
Orientador(es): Cardoso, Layana Costa Ribeiro
Assunto: Atividades lúdicas
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: AMORAS, Aluízio de Souza. Os jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação física. 2012. vi, 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá, 2012.
Resumo: A referida pesquisa com o tema os Jogos Cooperativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação física está voltada para o estudo das práticas do professor de Educação Física, tendo como linha de pesquisa a Educação Física e a Escola. A mesma teve como objetivo principal investigar quais as concepções que os professores de Educação Física do Ensino Fundamenta lI da Escola Maria Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes no Bairro Novo Horizonte na Cidade de Macapá Estado do Amapá possuíam acerca da importância dos jogos Cooperativos na formação do educando no processo ensino e aprendizagem. Assim, a mesma teve como problemática: quais as concepções que os professores de educação física da Escola Maria Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes possuem acerca da importância dos jogos cooperativos na formação do educando? A mesma teve como metodologia uma pesquisa qualitativa, com objetiva exploratória, onde abordou os teóricos Marques (2006) e Gil (2002), bem como, fundamentou-se em um referencial teórico Bibliográfico e de campo, tendo como teóricos Ávila & Mascarenhas (2011), Santos & Melo (2008), Minayo( 1994), Brotto (1999), Soler (2003), Correia (2007), Orlick (1989), Martini (2005). A pesquisa abordou os seguintes tópicos: Jogos Cooperativos, uma visão conceitual; Contexto histórico dos jogos cooperativos; processo de ensino aprendizagem e sua influencia no comportamento do indivíduo; Jogos Cooperativos na formação do educando; os benefícios dos Jogos Cooperativos no contexto escolar; os Jogos Cooperativos e sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física como instrumento metodológico na coleta de dados, utilizou-se questionário estruturado. A pesquisa concluiu que os professores tem como concepções de que os jogos Cooperativos podem trazer benefícios aos alunos em função da presença de valores, uma vez que estes valores estão pautados em princípios humanos e não em princípios de competição; A utilização dos jogos Cooperativos nas aulas de educação física podem proporcionar mudanças nos comportamentos dos alunos. Estas mudanças estariam em função de atividades que levam os educando á participarem de momentos de afetividade, de momentos de harmonia e não de rivalidade, promovendo assim, a conscientização destes valores humanos e, consequentemente, a mudança de comportamento e, por fim, que os Jogos Cooperativos podem possibilitar a inclusão, e que tal inclusão se dá pelo fato do professor adotar uma metodologia com um objetivo pautado na participação de todos, independente de sua habilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons