Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4227
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_VitorPenaRocha.pdf4,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto de informações sobre atributos verdes do produto no valor percebido e na intenção de compra dos consumidores
Autor(es): Rocha, Vítor Pena
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Responsabilidade socioambiental
Comportamento do consumidor
Economia ambiental
Consciência ambiental
Data de apresentação: 3-Out-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: ROCHA, Vítor Pena. O impacto de informações sobre atributos verdes do produto no valor percebido e na intenção de compra dos consumidores. 2012. 105 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A ideia de crescimento ilimitado aliado à negligência da preservação dos recursos naturais provocou um esgotamento do meio ambiente que já vêm resultando em inúmeros problemas ambientais. Nesse contexto, a responsabilidade socioambiental das organizações vem ganhando importância e gerando um debate significativo nos meios acadêmico e empresarial. Inúmeros autores já aceitam a premissa teórica de que o consumidor já percebe benefícios adicionais nos produtos ambientalmente responsáveis, porém, não há uma unanimidade. O que parece ser conclusão comum nos trabalhos sobre o tema é que para que o produto verde tenha alguma possibilidade de obter uma vantagem mercadológica, o consumidor deve estar bem informado acerca dos atributos ambientais do produto. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é verificar a influência de informações adicionais sobre atributos ambientalmente corretos do produto no valor percebido e na intenção de compra do consumidor. Para tanto foi realizado um estudo experimental com 200 alunos da Universidade de Brasília (UnB) em que os respondentes foram divididos em dois grupos que se diferenciavam entre si pela quantidade de informação recebida imediatamente antes de responder aos questionários. A comparação entre as respostas dos participantes dos dois grupos, por meio do teste não paramétrico Mann-Whitney U, gerou resultados que indicaram que nem todo tipo de informação é capaz de influenciar a intenção de compra do consumidor, porém, observou-se que atribuir características sustentáveis ao produto já é capaz de gerar vantagens mercadológicas consideráveis, para isso basta que o consumidor tenha conhecimento de que se trata de um produto ambientalmente responsável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons