Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4223
Título: | A biblioteca escolar : ambiente de informação e conhecimento |
Autor(es): | Morais, Cássio Teixeira de |
Orientador(es): | Borges, Maria Alice Guimarães |
Assunto: | Bibliotecas escolares Sociedade da informação Acesso à informação |
Data de apresentação: | 2-Out-2012 |
Data de publicação: | 3-Jan-2013 |
Referência: | MORAIS, Cássio Teixeira de. A biblioteca escolar: ambiente de informação e conhecimento. 2012. 108 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Esta monografia ressalta a importância das bibliotecas nas escolas, como fonte de informação para educação em nosso país. Relaciona ideias presentes na literatura e propostas que visam tornar a biblioteca um ambiente com novos paradigmas tecnológicos e estruturais, contribuindo para formação educacional nas escolas, disponibilizando aos alunos um local que integra o ensino à pesquisa dentro da própria escola. Apresenta um estudo de caso relativo à situação atual em que se encontram as bibliotecas de três escolas de ensino médio da cidade Taguatinga Norte. A pesquisa é direcionada a professores, alunos e funcionários, e contou com a participação de 370 entrevistados. Propõe fazer da biblioteca um ponto de reunião e difusão do conhecimento, por meio da tecnologia incorporada aos parâmetros estabelecidos pela legislação para o funcionamento das bibliotecas para exercer essa função que é importante para uma melhor qualidade de ensino público. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This monograph highlights the importance of school libraries as a source of information for education in our country. It establishes a relationship between ideas that are present in the literature and proposals to make the library an environment with new technological and structural paradigms, contributing to educational training in schools, providing to the students a location that integrates the teaching of research inside the school. It presents a case study concerning the current situation of three high schools libraries in the city Taguatinga Norte – Brazil. The research is focused on teachers, students and staff, and involved the participation of 370 interviewees. It proposes to make the library a gathering point and dissemination of knowledge by means of technology incorporated into the parameters established by legislation for the functioning of the libraries to perform this function that is important for a better quality of public education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons