Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/422
Título: Estudo prospectivo sobre a gastronomia e o mercado vegan de Brasília
Autor(es): Campos, Rayza Alves
Orientador(es): Borda, Gilson Zehetmeyer
Assunto: Turismo
Gastronomia
Brasília (DF)
Vegetarianismo
Alimentação
Data de apresentação: 9-Mai-2008
Data de publicação: 20-Jul-2009
Referência: CAMPOS, Rayza Alves. Estudo prospectivo sobre a gastronomia e o mercado vegan de Brasília. 2008. 76 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho foi realizado com a expectativa de dar sentido e compromisso ao mercado gastronômico e turístico de Brasília, pois são duas atividades que se relacionam muito bem. O estudo teve como principal objetivo analisar o mercado vegetariano da cidade de Brasília, mais especificamente da linha vegana, que são pessoas adeptas da alimentação sem componentes animais. Para estruturar o trabalho, a autora delineou a história da gastronomia como elemento essencial na atividade turística e representação cultural; comentou sobre a atividade turística e sobre a segmentação - turismo gastronômico -, destacando alguns roteiros; apresentou os procedimentos metodológicos utilizados no trabalho e, por fim, sobre o veganismo como estilo de vida e sua representatividade em Brasília. Para melhor embasar o estudo, foram aplicados questionários e realizadas algumas entrevistas. Esses dois últimos foram de grande importância, possibilitando maior interação e observação do mercado estudado. Além disso, enfatizou a necessidade do estudo em foco como ferramenta de incentivo ao nicho em expansão, destacando assim, hipótese positiva ao problema de questão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study was carried out aiming to give purpose and commitment to the gastronomy and tourism market of the city of Brasilia, considering the existing good relations between both activities. The main purpose of the study was to assess the vegetarian market of Brasilia, more specifically towards Vegans, which are people who adopt diets free from any animal components. The work was structured by the author to outline the history of gastronomy as an essential element in the touristic activity and cultural representation; to comment on the touristic activity and the relevant segment – gastronomic tourism – while highlighting some travel tours; to present the methodological procedures used in the study; and eventually to discuss Veganism as a way of life and its notability in Brasilia. In order to provide better grounds for the study, surveys and interviews were conducted. Those were of utmost importance, providing an increased interaction and observation of the studied market. Furthermore, it was pointed out the necessity for studies in this area to act as a tool to stimulate this expanding target market.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.
Aparece na Coleção:Formação de Consultores em Turismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RayzaAlvesCampos.pdf850.7 kBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.