Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HenriqueZavasckiTurra_PedroBrunoPereira.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reclassificação taxonômica de acessos da coleção de Mentha spp da Universidade de Brasília
Autor(es): Turra, Henrique Zavascki
Pereira, Pedro Bruno
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Botânica - morfologia
Botânica - classificação
Hortaliças
Data de apresentação: Jun-2012
Data de publicação: 11-Dez-2012
Referência: TURRA, Henrique Zavascki; PEREIRA, Pedro Bruno. Reclassificação taxonômica de acessos da coleção de Mentha spp da Universidade de Brasília. 2012. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O trabalho teve como objetivo a caracterização morfológica e uma proposta de reclassificação da coleção de mentas da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. O experimento constou do cultivo de acessos de Mentha spp. em vasos sob estufa do tipo Glasshouse. Foram registradas as seguintes observações: comprimento e largura do limbo foliar, crisposidade, rugosidade, cor de talo e nervuras, pilosidade, tipo de margem, tamanho do pecíolo e observações fenológicas (florescimento). Com as características encontradas foi possível descrever os morfotipos dos acessos. Foram nomeados doze táxons, envolvendo tipos e variedades. Três tipos de M.villosa, dois tipos de M. spicata, dois tipos e uma variedade de M. suaveolens e duas variedades de M. piperita. A Mentha arvensis encontrada é provavelmente a variedade piperascens. A Mentha pulegium (poejo), não apresentou táxons infra específicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons