Resumo: | Ao identificar variáveis, que colaboram, simultaneamente, para a execução de uma simples aula de laboratório, vai-se avaliar a percepção dos usuários, e será estabelecido como maior desafio, no instante que a ação ocorre, seja a aula prática de laboratório, na perspectiva de uma visão holística. Faz uma revisão de conceitos administrativos mais importantes tanto: gerenciais econômicos e contábeis, que se fundamentam para possibilitar o entendimento do todo pela parte, ou seja, possibilita fundamentar, em que campo se situa e desenvolve o trabalho e assim possibilitar a visualização correta das percepções dos usuários ao usar o LEQGF. Traz à tona a estrutura da UnB, entendendo alguns sistemas operacionais, processos e funções, como decanatos, Diretorias, Centros de Custos (Institutos e Faculdades), Conselhos (ex.: CONSUNI, Colegiados etc.), para então correlacioná-los há uma simples prática de laboratório. Com base em Relatório elaborado pela própria Instituição, identifica o conjunto da Organização, como ela está, considerando sua metas e diretrizes, advindas de sua missão. Através de três estudos de caso: o SIMAR, o LEQGF, e a pesquisa interna ( em três modelos de pesquisas de opinião, da comunidade acadêmica delimitada pelo LEQGF, e ainda entrevistas com usuários e direção) e assim verificar através dessas pesquisas de opinião, até que ponto a UnB, tem clareza de como está funcionando, especificamente a percepção focada no LEQGF. E ao usar a pesquisa de percepção e outras informações oriundas de pesquisas, trechos de entrevistas, de pesquisadores, cientistas, jornalistas especializados, divulgadas através dos meios de comunicação do DF, fecham o conjunto advindo das percepções externas e internas que originam o resultado deste trabalho. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT To identify variables that contribute simultaneously to the execution of a simple laboratory class, vai to evaluate the perception of users, and will be established as the biggest challenge at the moment that the action takes place, is the practical laboratory, in a holistic perspective. A review of administrative concepts much more important: economic management and accounting, which are founded to enable the understanding of the whole party, or provides support in that field occurs and develops the work and thus enable the visualization of correct perceptions the users to use the LEQGF. Brings out the structure of UNB, understanding some operating systems, processes and functions, as deaneries, Boards, Cost Centers (Institutes and Colleges), councils (eg CONSUNI, Colleges etc..), And then correlate them there is a simple laboratory practice. Based on the report prepared by the institution itself, identifies the set of the Organization, such as it is, considering its goals and guidelines, resulting from its mission. Through three case studies: the SIMAR the LEQGF, and internal research (in three models of opinion polls, the academic community bounded by LEQGF, plus interviews with users and direction) and so check through these polls until UNB that point, as is clear is working, specifically focused on the perception LEQGF. And when using the perception survey and other information from surveys, excerpts from interviews, researchers, scientists, journalists, disclosed through the media of DF, close all coming from the external and internal perceptions that originate the result of this work. |