Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoaoPauloSilvaPortodeSouza.pdf226,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resposta da cana-de-açúcar a adubação nitrogenada com ureia convencional e revestida em solo de cerrado na Fazenda Água Limpa
Autor(es): Souza, João Paulo Silva Porto de
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Nitrogênio na agricultura
Adubos e fertilizantes
Cana-de-açúcar - cultivo
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 10-Dez-2012
Referência: SOUZA, João Paulo Silva Porto de. Resposta da cana-de-açúcar a adubação nitrogenada com ureia convencional e revestida em solo de Cerrado na Fazenda Água Limpa. 2012. [34] f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho da cultura da cana-de-açúcar, cultivar RB 86-7515, em resposta adubação de cobertura nitrogenada com uso de ureia convencional e ureia revestida por polímero de liberação lenta, marca KimCoat ®, em diferentes doses. O trabalho foi realizado no ano agrícola 2010/2011, em área da Fazenda Água Limpa (FAL-UnB) situada a 15°31’S e 47°42’W, no Distrito Federal. O delineame nto experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste Tukey (P<0,5). Foram estudadas as seguintes formas e quantidades de adubação nitrogenada para a cultura da cana-de-açúcar. O tratamento 1) representa a testemunha, sem nenhum tipo de adubação nitrogenada; o tratamento 2) a área adubada com ureia convencional fazendo uso da dose recomendada para a cultura (120 kg ha-1 ); o tratamento 3) foi adubado com ureia convencional com o do dobro da dose recomendada (240 kg ha-1 ); o tratamento 4) uso de ureia revestida (Kimcoat ®) utilizando a dose recomendada (120 kg ha-1 ); o tratamento 5) adubação com ureia revestida utilizando o dobro da dose recomendada (240 kg ha-1 ) e o tratamento 6) uso de ureia revestida utilizando metade da dose recomendada (60 kg ha-1 ). Pela interpretação dos resultados conclui-se que a condição ambiental de estresse hídrico comprometeu a resposta da cana-de-açúcar a comparação da adubação nitrogenada com as ureias convencional e revestida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons