Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ThiagoRicardoPeixoto.pdf408,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação da velocidade terminal de sementes de Brachiaria brizantha
Autor(es): Peixoto, Thiago Ricardo
Orientador(es): Martin, Samuel
Assunto: Sementes
Gramínea
Data de apresentação: 11-Out-2012
Data de publicação: 10-Dez-2012
Referência: PEIXOTO, Thiago Ricardo. Determinação da velocidade terminal de sementes de Brachiaria brizantha. 2012. 30 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Durante o processo de beneficiamento de sementes, muitos dos equipamentos envolvidos utilizam o ar para transportar o produto ou separar impurezas. Assim, o conhecimento das propriedades aerodinâmicas dos produtos agrícolas é essencial para permitir dimensionamento e aperfeiçoamento desses equipamentos. Nesse sentido, objetivou-se com o presente trabalho, determinar a velocidade terminal das sementes de Brachiaria brizantha cultivares Xaraés e Marandu em função de diferentes teores de água. As sementes foram dessecadas até alcançarem cinco diferentes níveis de teores de água (20, 18, 16, 14 e 12% b.u.) e fazendo-se uso de um determinador de velocidade terminal, sementes foram submetidas a um fluxo de ar ascendente até que observasse que as forças que agem sobre a semente em queda livre se anulassem, e como resultado a semente flutuasse no fluxo de ar. As velocidades foram medidas com um anemômetro e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Maiores valores de velocidade terminal foram encontrados a medida que se aumentava o teor de água das sementes, que ocorreu para as duas cultivares, obedecendo uma progressão linear de velocidade x teor de água.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons