Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4191
Título: Mapeamento de processos organizacionais na UnB : caso Centro de Documentação da UnB - CEDOC
Autor(es): Cunha, Alex Uilamar do Nascimento
Orientador(es): Duarte, Jorge Cordeiro
Assunto: Gestão de processos
Mapeamento de processos (Administração)
Data de apresentação: 12-Nov-2012
Data de publicação: 10-Dez-2012
Referência: CUNHA, Alex Uilamar do Nascimento. Mapeamento de processos organizacionais na UnB: caso Centro de Documentação da UnB - CEDOC. 2012. 66 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Os processos são formas de sintetizar as atividades de trabalho em organizações administrativas. Seus objetivos geram resultados definidos a fim de facilitar à organização e agregar valores à instituição. Este estudo tem como foco a compreensão do fluxo dos processos e a eficácia do mapeamento em uma instituição pública, particularmente a Universidade de Brasília. Com base em um referencial teórico, foram realizadas entrevistas com gestores e profissionais das áreas com objetivo de entender os métodos, técnicas, desafios e benefícios do mapeamento de processos. Conclui-se que o mapeamento de processos é uma iniciativa complexa e os resultados deste trabalho contribuem para auxiliar a organizar iniciativas semelhantes em instituições públicas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Processes are ways to synthesize the work activities in administrative organizations. Their goals generate results defined to facilitate the organization and add value to the institution. This study focuses on the understanding of process flow and efficiency of its mapping in a public institution, particularly the University of Brasilia. Based on a literature review, interviews were conducted with managers and professionals in the fields in order to understand the methods, techniques, challenges and benefits of process mapping. We conclude that the process mapping is a complex initiative and the results of this study contribute to help organize similar initiatives in public institutions.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Gestão Universitária

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlexUilamardoNascimentoCunha.pdf523.22 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons