Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JulianaReisMorcelli.pdf573,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Podridão de esclerócio (Sclerotiumrolfsii) em rabanete (Raphanussativus) : influência da quantidade de inóculo e controle
Autor(es): Morcelli, Juliana Reis
Orientador(es): Blum, Luiz Eduardo Bassay
Assunto: Produtividade agrícola
Rabanete - cultivo
Rabanete - doenças e pragas
Pragas agrícolas - controle biológico
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 5-Dez-2012
Referência: MORCELLI, Juliana Reis. Podridão de esclerócio (Sclerotiumrolfsii) em rabanete (Raphanussativus): influência da quantidade de inóculo e controle. 2012. ix, 35 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A podridao de esclerocio (Sclerotiumrolfsii) e um dos principais fatores que contribuem para a baixa produtividade de diversas culturas, entre elas o rabanete (Raphanussativus).Com isso o objetivo deste trabalho foiavaliar o efeito do numero de esclerocios de Sclerotiumrolfsiina intensidade da podridao de esclerocio em rabanete e; comparar Trichoderma, fosfitos e fungicida no controle da podridao de esclerocio em rabanete.Os experimentos foram realizados na estacao experimental de biologia da Universidade de Brasilia. Os experimentos realizados foram: 1) Plantio de rabanete em vasos de 4kg com solo esterilizado, corrigido e adubado inoculado com 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 esclerocios na superficie do solo do vaso para avaliar a intensidade do numero de esclerocios na incidencia e severidade da doenca. 2) Plantio de rabanete em vasos de 4kg de solo esterilizado, corrigido e adubado com 25 esclerocios na superficie do solo do vaso sem tratamento e tratados com Trichoderma 1, Trichoderma 2, Carbendazim e fosfitos de Ca e de K para avaliar o controle da doenca. O primeiro experimento mostrou que quanto maior a quantidade de esclerocios do patogeno espalhados pelo solo maior e a severidade da doenca. No trabalho realizado com os tratamentos o Trichoderma2 e Fosfito Ca se destacaram no controle da doenca frente aos demais tratamentos testados para o isolado UB 193, o mesmo nao ocorreu com o isolado UB 228 que foi melhor controlado pelo tratamento realizado com pelo Trichoderma 1. O controle com carbendazim nao foi eficaz contra os isolados do patogeno testados, enquanto as formulas comerciais de Trichoderma e os fosfitos tiveram um melhor desempenho no controle da doenca.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons