Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EstelaReisdeAndrade.pdf824,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização e comparação da linhagem de soja UnB 1125 de tegumento preto com genótipos comerciais
Autor(es): Andrade, Estela Reis de
Orientador(es): Pereira, Everaldo Anastácio
Coorientador(es): Borgo, Luiz Antônio
Fagioli, Marcelo
Assunto: Soja - cultivo
Soja - melhoramento genético
Data de apresentação: 30-Jul-2012
Data de publicação: 5-Dez-2012
Referência: ANDRADE, Estela Reis de. Caracterização e comparação da linhagem de soja UnB 1125 de tegumento preto com genótipos comerciais. 2012. xi, 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A soja, Glycine max (L.) Merrill, é uma espécie de grande importância mundial, sendo que Brasil ocupa a segunda colocação no ranking dos maiores produtores. A produção em larga escala deve-se especialmente à versatilidade da soja quanto aos seus usos: como grão, ou processado como farelo e óleo. Baseado na demanda por soja tem-se intensificado os trabalhos de melhoramento genético. Na busca por materiais potenciais que possam suprir a demanda por características desejáveis, a soja de tegumento preto pode ser uma alternativa viável, tanto como matéria-prima para a indústria de óleo quanto como alimento de consumo in natura ou processado. O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar e comparar a linhagem de soja de tegumento preto, UnB 1125, dando ênfase à morfologia, fenologia e às análises – nutricional e de qualidade de semente. Para isso, a linhagem UnB 1125 teve seus aspectos botânicos, morfológicos e fenológicos caracterizados. Ademais, a composição centesimal da linhagem UnB 1125 foi determinada e comparada com todas as cultivares comerciais e com grãos da marca comercial Campobelo® para consumo humano. Brotos de UnB 1125 foram produzidos e avaliados em comparação com brotos de P98C81. No âmbito de qualidade de sementes, a linhagem UnB 1125 foi comparada com as cultivares comerciais a partir de sete testes. Os resultados mostraram que a linhagem de soja preta UnB 1125 é de maturação tardia, com ciclo total médio de 128 dias e 67 dias entre a emergência e a floração. O fotoperíodo crítico é de aproximadamente 12h50. Nutricionalmente, observou-se que os grãos possuem baixo teor de óleo – característica observada também em cultivares destinadas à alimentação humana e possui maior teor de cinzas. Os grãos germinados não apresentaram diferenças significativas em relação à grãos germinados da cultivar P98C81 de soja com tegumento amarelo. A linhagem de soja UnB 1125 se destaca por possuir alto conteúdo de lignina no tegumento e, por isso, ser mais resistente aos danos mecânicos, podendo ser utilizada como material doador em programas de melhoramento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons