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Título: Rendimento acadêmico de estudantes cotistas e não cotistas na UnB egressos de escolas públicas ou privadas no período de 2/2009 a 2/2011
Autor(es): Lozzi, Silene de Paulino
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Rendimento acadêmico
Sistema de cotas
Programas de ação afirmativa
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Dez-2012
Referência: LOZZI, Silene de Paulino. Rendimento acadêmico de estudantes cotistas e não cotistas na UnB egressos de escolas públicas ou privadas no período de 2/2009 a 2/2011. 2012. 63 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Trata-se de trabalho de pesquisa em que foi feita a comparação do rendimento acadêmico de 13.935 estudantes, cotistas ou não cotistas, que ingressaram na UnB no período de 2/2009 a 2/2011. Utilizou-se o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) como indicador, sendo que esses dados foram obtidos do Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (SIGRA). Dados socioeconômicos foram obtidos de questionário aplicado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE) e preenchido pelos candidatos ao vestibular da UnB. Além disso, foi avaliada a influência de fatores como a origem escolar dos alunos, egressos da rede pública ou privada e da área de conhecimento dos cursos escolhidos pelos estudantes, uma vez que há variação relacionada com critérios de avaliação e outras características de cada área. A comparação estatística das médias foi feita com o teste t de Student, com nível de significância de 5%. Inicialmente, verificou-se que, entre os cotistas, é homogênea a distribuição percentual de matrículas de estudantes egressos da rede pública e privada, enquanto que entre os não cotistas há o predomínio absoluto de egressos da rede privada. Também foi demonstrado que a média do IRA dos alunos cotistas da UnB foi ligeiramente inferior a de não cotistas, entre o segundo semestre de 2009 e o segundo de 2011. Quando foram comparados os rendimentos dos estudantes egressos da rede pública ou privada de ensino, constatou-se que o desempenho de alunos oriundos de escolas privadas é superior ao das públicas, independente de se tratar de estudantes cotistas ou não cotistas. A comparação dos IRA obtidos nas diferentes áreas do conhecimento mostrou que tanto para estudantes cotistas como não cotistas, egressos do ensino público ou privado, o IRA varia entre as diferentes áreas sendo o de estudantes cotistas igual ou, em alguns casos inferior ao de não cotistas. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research was conducted to compare the academic performance of 13,935 quota or non-quota students, who joined the UNB 2/2009 to 2/2011. We used the Academic Performance Index (IRA) as an indicator, and these data were obtained from the Information System of Academic Degrees (SIGRA). Socioeconomic data were obtained from the questionnaire provided by the Center for Selection and Promotion Event (CESPE) and completed by candidates for admission by vestibular exam of UNB. Furthermore, we evaluated the influence of factors such as origin school, ie if they attended high school in public or private school or area of knowledge of the courses chosen by students, since there is a variation of the IRA related to evaluation criteria and other characteristics of each area. Statistical comparison of means was done using the Student t test, with significance level of 5%. Initially, it was found that among the quota students, the distribution of the percentage of enrollment of students graduating from public and private is homogeneous, whereas among non quota students there is the absolute predominance of students from private schools. It was also shown that the average IRA of quota students of UNB students was slightly lower than that of non-quota in the period analyzed. Comparing the academic performance of students from public or private schools, it was found that the IRA of students in private schools is higher than that found for students of public schools. Additionally, was done the comparison among IRA obtained in different areas of knowledge and the results showed that this indices varies among the different areas, being the performance of quota students similar or, in some cases, lower than that of non quota students.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012.
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