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Título: O que sabem sobre agrotóxicos alunos e agricultores de uma região agrícola do Distrito Federal?
Autor(es): Dantas, Ângela Maria Morais
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Produtos químicos agrícolas
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 14-Nov-2012
Referência: DANTAS, Ângela Maria Morais. O que sabem sobre agrotóxicos alunos e agricultores de uma região agrícola do Distrito Federal? 2012. vi, 38 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a investigação acerca do uso de agrotóxicos e de seus impactos a saúde humana. A partir de um diagnóstico feito com agricultores e seus filhos em idade escolar, mais precisamente alunos do Ensino Médio, buscamos conhecer a realidade de um grupo de agricultores que fazem uso de insumos agrícolas. Para isso, elaboramos um roteiro de entrevista e realizamos uma pesquisa de campo com quatro agricultores e seus filhos, alunos do Ensino Médio, residentes da área rural de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Observamos através dos dados coletados nas entrevistas a necessidade de explorar o tema agrotóxico e os possíveis impactos na saúde humana no Ensino de Química. Isso deve-se a constatação que tanto os agricultores como seus familiares, dentre eles os jovens em idade escolar, mostraram que apesar de terem ouvido algumas informações sobre propriedades e manuseio dos agrotóxicos, não transformaram essas em conhecimento, visto que não foram incorporadas a suas ações. Desta forma, nossos entrevistados mostraram que desenvolveram pouca criticidade sobre a problemática vivida pelos agricultores da região, que fazem uso de agrotóxicos, alguns já desenvolveram problemas de saúde, mas não conseguem romper com práticas insalubres culturalmente estabelecidas. Além disso, mostraram possuir poucas informações relativas ao cultivo sustentável de hortaliças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
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