Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosylaneElaineCostaLopes.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.contributor.authorLopes, Rosylane Elaine Costa-
dc.identifier.citationLOPES, Rosylane Elaine Costa. Protetor solar: uma proposta de abordagem temática para o ensino médio. 2012. vi, 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.en
dc.description.abstractO tema Protetor Solar é interdisciplinar e possibilita a inserção de conceitos científicos aliados a situações do cotidiano. Ao utilizar este tema fundamentado no enfoque CTS, ganha-se uma nova alternativa para o processo de ensino-aprendizagem na garantia de uma aprendizagem significativa. Assim, prevalece-se a formação de um aluno ativo, crítico e participante na sociedade a que pertence. Essa formação sendo considerada uma primordial resposta da relação professor-aluno. Dessa forma, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar um texto voltado para o professor aplicar em uma turma de Ensino Médio, abordando o tema protetor solar fundamentado no enfoque CTS, destacando assuntos relevantes sobre este produto e a sua atuação. O material contempla os conteúdos de Química no sentido de apoiar o professor. Tal trabalho se divide em três capítulos, sendo os dois primeiros destinados a revisões bibliográficas. O capítulo um trata do enfoque CTS, apresentando a origem e caracterização do movimento CTS e seu enfoque no Ensino Médio. O capítulo dois expõe os principais assuntos relevantes para a compreensão da necessidade e formulação do protetor solar, partindo da descrição das radiações solares, com ênfase nos raios ultravioleta, e em seguida relata-se sobre os dois tipos de proteção: a natural – citando a atuação da camada de ozônio e da pele humana – e a artificial – definindo o produto protetor solar, assim como, a sua composição, as suas propriedades químicas, o fator de proteção solar e os elementos essenciais de sua rotulagem. O capítulo três descreve a metodologia que foi empregada para a construção do texto Afinal, o que podemos falar sobre Protetor Solar?. Para aplicação desse texto é necessário que, anteriormente, haja uma discussão sobre os temas indicados, a fim de se obter os conhecimentos prévios da turma, não comprometendo a sua proposta.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRadiação ultravioletaen
dc.subject.keywordRadiação solaren
dc.subject.keywordFiltros solaresen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.titleProtetor solar : uma proposta de abordagem temática para o ensino médioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-14T10:08:29Z-
dc.date.available2012-11-14T10:08:29Z-
dc.date.issued2012-11-14T10:08:29Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4072-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoMurta, Maria Márcia-
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons