Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ViniciusDarioAlvesPinto.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gasolina : uma proposta temática para estudo do petróleo no ensino de química
Autor(es): Pinto, Vinícius Dario Alves
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto: Química - estudo e ensino
Petróleo
Gasolina
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 12-Nov-2012
Referência: PINTO, Vinícius Dario Alves. Gasolina: uma proposta temática para estudo do petróleo no ensino de química. 2012. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Para formação do cidadão é essencial ter certos conhecimentos de química que são exigidos em seu dia a dia. Os temas petróleo e gasolina são temas de fundamental importância que envolvem o nosso dia a dia, mas esses assuntos são pouco explorados na educação, sendo assim, estratégias, artigos e trabalhos para aborda-los em sala de aula tem um papel bastante significativo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo oferecer uma proposta de ensino sobre petróleo através de um texto sobre a gasolina. Essa proposta foi elaborada com a finalidade de chamar a atenção dos alunos em relação ao meio em que se vive, podendo assim forma-los como cidadãos críticos sobre este assunto. O texto produzido nesta monografia aborda a origem, extração, refino, transporte, derivados e exploração do petróleo; tipos de gasolina, como funciona um motor de quatro tempos, índice de octanagem, impactos ambientais causados pelo petróleo e combustíveis alternativos. O primeiro capítulo traz o papel do ensino de química na formação do cidadão e como o educador deve adequar os programas de estudo com a realidade dos alunos. No capítulo seguinte são abordados de uma forma detalhado os conceitos de petróleo que são de grande relevância para o desenvolvimento do texto que é apresentado no último capítulo. Nesse ultimo, é exposto um texto sobre petróleo e gasolina, que pode ser utilizado em sala de aula para abordar o assunto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons