Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FrancismarGalvaodaPenha.pdf185,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão estratégica : a importância do controle interno na Superintendência Municipal de Trânsito da Cidade de Boa Vista-RR
Autor(es): Penha, Francismar Galvão da
Orientador(es): Costa, Danielle Rocha da
Assunto: Gestão estratégica
Administração pública
Controle administrativo
Data de apresentação: 14-Abr-2012
Data de publicação: 12-Nov-2012
Referência: PENHA, Francismar Galvão da. Gestão estratégica: a importância do controle interno na Superintendência Municipal de Trânsito da Cidade de Boa Vista-RR. 2012. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Boa Vista, 2012.
Resumo: Com o passar dos anos a ação de controle vem sendo praticada com o objetivo de assegurar o retorno dos investimentos, seja na área pública ou privada. O próprio ato de controlar está diretamente ligado ao de planejar, ou seja, dar retorno ao processo de planejamento visando gerenciar a correta aplicação dos recursos disponíveis. No Brasil o contexto de Controle Interno e Controle Externo, quando direcionadas à administração pública, denotam um conjunto de ações que devem ser colocadas em prática, respectivamente, pelos poderes constituintes, com o objetivo de concretizar e fiscalizar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual a realização dos programas e orçamentos de governo, bem como a avaliação do resultado da gestão mediante aplicabilidade. Neste trabalho, visa-se analisar o que é e como se dá o Controle interno dentro de um órgão municipal na cidade de Boa Vista-RR, identificar gargalões e recomendar procedimentos frente à crescente demanda populacional integradas às atribuições a que essa possui como modelo de gestão e, sempre considerando que o campo dessa aplicação científica se trata da Superintendência Municipal de Trânsito localizada na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons