Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunaCarvalhodeMedeiros.pdf184,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O elo da discórdia : a polêmica do livro didático do PNLD EJA 2011
Autor(es): Medeiros, Bruna Carvalho de
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Sociolinguística
Livros didáticos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 9-Nov-2012
Referência: MEDEIROS, Bruna Carvalho de. O elo da discórdia: a polêmica do livro didático do PNLD EJA 2011. 2012. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo propõe uma análise, na perspectiva sociolinguistica, da polêmica ocorrida no ano de 2011 envolvendo o livro didático adotado pelo PNLD Eja 2011, jornalistas, linguístas e leigos em geral. O objetivo é discorrer sobre os principais aspectos da polêmica e como essa polêmica refletiu em sala de aula. Fruto de uma pesquisa documental e de campo, este estudo procura reunir conceitos fundamentais da Linguística, da Sociolinguística, estudos realizados pelo Ministério da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, e o saber dos leigos acerca do tema. A conclusão alcançada é a de que foi dado o primeiro passo e que o advento da polêmica colaborou no desencadeamento do ensino da variação liguística dentro da sala de aula. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article proposes an analysis in the sociolinguistics perspective, of the polemic occurred in 2011 involving the didactic book adopted by PNLD EJA 2011, journalists, linguists and laypeople in general. The purpose is to discuss the main aspects of the polemic and this polemic as reflected in the classroom. Result of a documentary and field research, this study seeks to gather the fundamental concepts of linguistics, Sociolinguistics, studies conducted by the Ministry of Education as the National Curriculum, and knowledge of laymen on the subject. The conclusion reached is that the first step was done and the advent of the controversy helped in the onset of liguistics variation teaching into the classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons