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Título: Os professores e as ausências sentidas na inclusão
Autor(es): Lopes, Rafaelle Estrela
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Professores de educação especial - formação
Educação especial
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Data de apresentação: 28-Set-2012
Data de publicação: 9-Nov-2012
Referência: LOPES, Rafaelle Estrela. Os professores e as ausências sentidas na inclusão. 2012. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O direito a uma educação de qualidade, respeitando a diversidade dos alunos, reforça, cada vez mais, a necessidade de professores habilitados em sala de aula. A ausência de formação especializada dos professores constitui um sério problema visto que torna deficiente o processo ensino-aprendizagem com os alunos deficientes e/ou superdotados inseridos nas classes regulares. No entanto, estudos mostram que muitos professores não se sentem preparados para lidar com a diversidade nas salas de aula inclusivas. Nesse trabalho, nosso objetivo foi investigar as ausências sentidas pelos professores da rede pública de ensino, inclusive de formação acadêmica, na vivência do processo inclusivo, assim como sugestões apontadas pelos docentes para viabilizar a inclusão escolar. O estudo foi realizado com quatro professores da rede pública de ensino de uma cidade satélite do Distrito Federal, sendo uma supervisora do Centro de Ensino Especial e três docentes de uma escola regular de ensino fundamental, o que totalizou em aproximadamente duas horas de gravação. A análise dialógica temática permitiu a elaboração de mapas de significados com os temas centrais para cada participante. As principais ausências relatadas foram: falta de preparo do profissional, estrutura física e material inadequada e tempo de duração da aula insuficiente. Como principais sugestões apontadas, temos: a capacitação do professor, com início na graduação, e demais profissionais, a redução do número de alunos por turma, ambiente escolar adaptado para receber alunos com deficiências, materiais didáticos de apoio ao professor, modificações nos cursos de capacitação com a inserção de práticas e modelos e a troca de experiências entre profissionais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The right to a quality education, respecting the diversity of students, reinforces more and more the need for qualified teachers in the classroom. The lack of specialized training for teachers is a serious problem since it complicates the learning process of students with disabilities and/or gifted students inserted into regular classes. However, studies show that many teachers do not feel prepared to deal with diversity in inclusive classrooms. In this study, our aim was to investigate the absences experienced by teachers in public schools, including those of academic background, during the inclusive process, as well as suggestions made by teachers to enable the school inclusion. The study was conducted with four teachers from the public school system of a satellite town in the Federal District, being a supervisor at the Center for Special Education and three teachers from a regular school of basic education, which amounted to about two hours of recording. The dialogic thematic analysis allowed the mapping of meanings to the central themes for each participant. The main absences reported were: lack of professional preparation, inadequate physical structure and material and insufficient duration of class. As main suggestions made, we have: training for teachers, starting with graduate students and other professionals, reduction of the number of students per class, adaptation of the school environment to receive students with disabilities, learning materials to support teachers, changes in courses with the inclusion of practices and models, and exchange of experiences among professionals.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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