Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EstevamCaixetaMartinsTeixeira.pdf3,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação de padrões em fadiga muscular
Autor(es): Teixeira, Estevam Caixeta Martins
Orientador(es): Borries, George Freitas von
Assunto: Fadiga muscular
Eletromiografia
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 8-Nov-2012
Referência: TEIXEIRA, Estevam Caixeta Martins. Identificação de padrões em fadiga muscular. 2011. 113 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A surface electromyography é uma ferramenta muito valiosa na indicação de fadiga muscular em estudos ocupacionais. Para este propósito o tempo de captação do sinal de EMG deve ser analisado a fim de se detectar alterações nos sinais típicas de fadiga muscular, tais como, um aumento da amplitude e uma diminuição da frequência do sinal de EMG. Esses procedimentos exigem um conhecimento detalhado sobre a atividade real da pessoa e do músculo sob teste para o tempo total de medição. Este trabalho tem por intuito utilizar uma nova abordagem desenvolvida para a análise conjunta dos parâmetros dos sinais de EMG (amplitude e frequência) denominado joint analysis of spectrum and amplitude (JASA). Este método permite detectar se mudanças no sinal de EMG foram induzidas por fadiga muscular, ou por um estado de força do músculo. Usando este procedimento, as mudanças no sinal de EMG podem ser atribuídas a categorias como a fadiga ou recuperação, bem como ao aumento ou à diminuição na produção de força do músculo sob teste. A técnica do JASA será abordada conjuntamente com outras ferramentas estatísticas que permitem a análise de dados multidimensionais como, por exemplo, técnicas de agrupamento e self-organizing maps (SOM). O objetivo é conciliar o uso destas ferramentas com o JASA de modo a ter-se uma alternativa, estatisticamente eficiente, agregada à representação esquemática proposta pelo JASA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons