Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4036
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_UbiracyLucasBarbosa.pdf686,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCormier, Hubert Jean-François-
dc.contributor.authorBarbosa, Ubiracy Lucas-
dc.identifier.citationBARBOSA, A conversão de Agostinho de Hipona: seu significado teológico-filosófico. 2012. 34 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2012.en
dc.description.abstractA conversão religiosa é um tema de interesse da teologia, filosofia da religião, psicologia da religião, ciência da religião, bem como das ciências sociais. A conversão é um fenômeno religioso que tem motivado muitas perguntas sobre fé, conhecimento e comportamento. Estudiosos tem se debruçado no intuito de compreender este acontecimento que se dá no íntimo dos seres humanos e se externaliza no modo de crer, pensar e agir. De modo particular a conversão de Agostinho tem sido objeto de estudo de várias áreas do saber, isso porque há em Agostinho um tipo de conversão dramática e que ele mesmo narrou nas suas confissões. A conversão de Agostinho de Hipona é um ponto alto na história das grandes conversões cristãs. Minha intenção neste trabalho é discutir como se deu a conversão deste filósofo ao cristianismo e quais mudanças filosóficas e teológicas se operaram nele após a conversão. Uma pergunta chave é se a conversão tem poder de mudar a forma de pensar e agir de uma pessoa. Minha resposta a esta pergunta é sim, na verdade esta ideia permeia este trabalho, ou seja, o indivíduo após passar pela experiência de conversão terá seus pensamentos, crenças e ações norteados pelos valores e livros sagrados daquela religião a qual se converteu. No início do trabalho mostro os desencontros filosóficos do jovem Agostinho, sua decepção com os acadêmicos e também sua ilusão com o maniqueísmo, investigo sua passagem pelo neo-platonismo. O neo-platonismo continuou a influenciar o pensamento de Agostinho mesmo depois de sua conversão ao cristianismo. Em seguida toco algumas noções do sentido de conversão no Antigo Testamento e no Novo Testamento, isso porque, considero que uma compreensão bíblica da conversão é relevante para nosso estudo, levando em conta que o nosso protagonista converteu-se à fé bíblica. Outro aspecto importante da conversão religiosa é que sempre há aquelas pessoas que contribuem para a concretização da conversão. No caso de Agostinho dois personagens são importantes, um deles é Ambrósio e o outro é Mônica, sua mãe. As orações de Mônica em favor de Agostinho são descritas como muita vivacidade nas confissões do bispo de Hipona. Descrevo com detalhe o momento da conversão de Agostinho, usando suas próprias palavras para descrever momento tão especial que mudaria a vida do jovem africano. Após descrever sua conversão apresento algumas áreas onde Agostinho sofre mudança relevante que são sua compreensão da verdade, da sabedoria e o valor que passa a dar às Escrituras.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordConversão ao cristianismoen
dc.subject.keywordPsicologia religiosaen
dc.subject.keywordAgostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430en
dc.subject.keywordFilosofia e religiãoen
dc.titleA conversão de Agostinho de Hipona : seu significado teológico-filosóficoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-05T12:17:05Z-
dc.date.available2012-11-05T12:17:05Z-
dc.date.issued2012-11-05T12:17:05Z-
dc.date.submitted2012-10-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4036-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons