Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuceliadeSousaSantosRodrigues.pdf161,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise contrastiva da ordem dos adjetivos no sintagma nominal do português e do inglês
Autor(es): Rodrigues, Lucélia de Sousa Santos
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua inglesa - gramática
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 5-Nov-2012
Referência: RODRIGUES, Lucélia de Sousa Santos. Análise contrastiva da ordem dos adjetivos no sintagma nominal do português e do inglês. 2012. 20 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a ocorrência dos adjetivos no sintagma nominal (SN), precisamente a ordem que se estabelece quando há mais de um adjetivo no SN, sua posição posposta ou anteposta ao substantivo. Buscamos observar como essa ordem ocorre no discurso dos falantes da língua portuguesa falada no Brasil. Este estudo será feito de forma contrastiva com a língua inglesa, para a qual tem sido descrita uma ordem mais rígida, em relação aos adjetivos no SN. Notadamente, há poucos estudos teóricos e analíticos sobre a ordem dos adjetivos; nas gramáticas tradicionais, o posicionamento revela quase sempre uma ordem livre, enquanto as gramáticas de base linguística (Perini, 1996; Moura Neves, 2000) trazem estudos mais aprofundados acerca dessa temática, revelando qual a ordem mais usual e que ordens variáveis ocorrem em que contextos e sob que condições semânticas. Esta monografia discute ambas as perspectivas acima citadas, e adota o posicionamento de que a ordenação dos adjetivos dentro do SN no português possui mais flexível que a do inglês, em termos das categorias de significado veiculadas pelos adjetivos. Por isso, após abordar a ordem dos adjetivos no SN sob a visão da gramática tradicional (Capítulo I), trata também dos estudos linguísticos recentes sobre o tema (Capítulo II). Posteriormente, no Capítulo III, fazendo uso desse arcabouço teórico, são analisados os dados da pesquisa. A constituição do corpus de dados que se dá por pesquisa introspectiva e informações adquiridas com as leituras das referências, que embasam o estudo aqui apresentado. Observamos quantos adjetivos costumam aparecer dentro do SN sem causar estranhamentos, e quais são os critérios de ordenação dos adjetivos, comparando a língua portuguesa com a inglesa. Por fim, são feitas as considerações finais a respeito do trabalho e do tema proposto para esta monografia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons