Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunoCesarMedeirosCassemiro.pdf4,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Urbanidades e ruralidades em Brasília : história da transformação de Vicente Pires – DF : chácaras, condomínios e cidade
Autor(es): Cassemiro, Bruno Cesar Medeiros
Orientador(es): Moura, Cristina Patriota de
Assunto: Vicente Pires (DF)
Brasília (DF) - história
Brasília (DF) - planejamento urbano
Loteamento - Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 31-Out-2012
Referência: CASSEMIRO, Bruno Cesar Medeiros. Urbanidades e ruralidades em Brasília: história da transformação de Vicente Pires – DF: chácaras, condomínios e cidade. 2012. viii, 122 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de mostrar como se deu a transformação de uma paisagem com características rurais para outra com características urbanas. O caso empírico à qual nos debruçaremos é Vicente Pires – DF. Em termos introdutórios, a Colônia Agrícola Vicente Pires foi criada durante a década de 1980 juntamente com a Colônia Agrícola Samambaia. Essas Colônias participaram por vários anos de uma política de governo voltada para a área rural do DF que procurou abastecer de gêneros alimentícios os moradores das várias cidades de Brasília. Entretanto, no final da década de 1990 e início de 2000 suas chácaras e unidades produtivas sofreram um intenso processo de urbanização e essa antiga área de produção rural forma hoje uma mancha urbana que abriga mais de 70 mil moradores. Toda essa extensa mancha urbana é chamada de Vicente Pires e muitos de seus moradores consideram Vicente Pires como uma “cidade”. Nosso intuito é tecer algumas palavras sobre essa transição de rural para urbano que levantou várias questões em nós. Como Vicente Pires se tornou uma “cidade” ou porque seus moradores consideram que moram em uma “cidade”? O que é urbano e o que é rural? O rural do DF é diferente do rural de outras partes do Brasil? O que o termo “cidade” significa no contexto brasiliense? Essas são questões controversas e que não estão pacificadas nas Ciências Sociais brasilienses. Nosso intuito aqui não será o de resolvê-las, mas trazer novos elementos e chaves explicativas sobre o crescimento da mancha urbana do DF. Nesse começo de trabalho introduziremos o leitor na complexidade do fenômeno urbano chamado “Vicente Pires”. Assim, apresentaremos diferentes “olhares” e “experiências” sobre essa localidade com o objetivo de mostrar que esse fenômeno é plural e que só por meio da pluralidade é que conseguiremos compreender a principal questão desse trabalho: a transformação de uma paisagem rural em outra urbana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons