Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JosianyBrazMoreiradeSouza.pdf442,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil
Autor(es): Souza, Josiany Braz Moreira
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Redes sociais on-line
Inteligência competitiva
Bancos
Marketing na Internet
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 22-Out-2012
Referência: SOUZA, Josiany Braz Moreira. As redes sociais como tecnologia de apoio à inteligência competitiva numa instituição financeira no Brasil. 2010. 82 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do uso das Redes Sociais como estratégia de Inteligência Competitiva para um grande banco comercial brasileiro. O estudo fundamentou-se em literatura que trata de inteligência competitiva e de redes sociais, usando a metodologia qualitativa e exploratória. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a inteligência competitiva é extremamente importante para o conhecimento do ambiente externo e para o apoio na tomada de decisões. Ela também se faz indispensável para a sobrevivência de qualquer empresa e sua colocação no mercado ante a enorme quantidade de informações. A correta comunicação entre bancos e cidadãos tem uma grande importância para a conquista de novos clientes através das redes sociais. A concorrência no mercado bancário é acirrada. Existem muitos entraves legais policiando as atividades bancárias, assim é muito perigoso permitir que um mínimo de espaço seja perdido e correr riscos de imagem, de reputação e de segurança. Ao monitorar as redes sociais o banco múltiplo estudado está procurando mitigar estes riscos e encantar os clientes. É uma nova proposta de planejamento estratégico: lidar com o cliente presente nas redes digitais, fazer o marketing digital, melhorar o ambiente corporativo e melhorar o negócio eletrônico. O banco colocou seu perfil nas principais redes sociais, está criando e inovando a partir desta interação, está mais moderno, mais antenado e mais familiar. Tanta novidade tem exigido mudança na gestão do conhecimento corporativo, na cultura organizacional e no suporte tecnológico. Percebe-se que é um movimento recente, mas notório. Entretanto, esta instituição financeira ainda não está totalmente aberta às redes sociais, pois existe certo preconceito quanto à navegação dos funcionários no ambiente de trabalho e certo receio devido limitações no código de defesa do consumidor e em outros mecanismos de regulação. Contudo, uma inserção mais profunda é apenas questão de tempo. O banco está investindo em redes sociais do ambiente externo e na criação de redes sociais no ambiente corporativo. Está claro que as informações que por lá circulam tem aberto uma série de novas oportunidades de negócios; apesar dos desafios impostos por esta nova, mas inevitável tendência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.3987
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons