Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3985
Título: | A prática político-pedagógica do (a) professor (a) de Língua Portuguesa : um campo em construção |
Autor(es): | Félix, Mariluce da Costa Almeida |
Orientador(es): | Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba |
Assunto: | Prática de ensino - língua portuguesa Leitura Aprendizagem Professores - formação |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 22-Out-2012 |
Referência: | FÉLIX, Mariluce da Costa Almeida. A prática político-pedagógica do (a) professor (a) de Língua Portuguesa: um campo em construção. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este artigo propõe discutir aspectos da prática pedagógica do (a) professor (a) de língua materna, a partir de uma experiência de ensino em estágio docente. A discussão é embasada em reflexões sobre a construção do saber docente, assim como em teorias linguísticas sobre ensino-aprendizagem. Alguns autores me ajudaram nesse percurso: Cagliari, Magda Soares, Marcos Bagno, Marcuschi, Rodolfo Ilari e Renato Basso, como também o material utilizado no curso de extensão “Ler com prazer e escrever sem medo: habilidades linguísticas em leitura e produção de textos”. As conclusões iniciais apontam que o trabalho do (a) professor (a) de língua portuguesa envolve o domínio da estrutura linguística, o conhecimento gramatical como suporte estratégico para a formação de leitores críticos e redatores versáteis que possam lidar com textos cada vez mais complexos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims at discussing pedagogical practice aspects of mother tongue teachers, from a teaching experience in teachers training. The discussion is based on reflections about the knowledge teaching construction, as well as linguistics theories about teaching and learning. Some authors have helped me along the way: Cagliari, Magda Soares, Marcos Bagno, Marcuschi, Renato Basso and Rodolfo Ilari, but also the material used in the extension course "Reading with pleasure and writing with no fear: language skills in reading and text production". The initial conclusions indicate that the work of Portuguese language teachers involves the mastery of linguistic structure, the grammatical knowledge as strategic support for the formation of critical readers and versatile writers who may handle increasingly complex texts. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons