Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AnaSantos.pdf147,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre promoção da saúde do idoso nas conferências nacionais de saúde
Autor(es): Santos, Ana
Orientador(es): Guimarães, Iraci Gonçalves
Assunto: Promoção da saúde
Envelhecimento
Idosos - saúde
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 16-Out-2012
Referência: SANTOS, Ana. Reflexões sobre promoção da saúde do idoso nas conferências nacionais de saúde. 2010. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Promoção da Saúde é a viabilidade de meios para população de melhorar sua saúde e obter maior controle sobre a mesma. Entende-se por envelhecimento um processo natural do ciclo da vida, singular, contextual, marcado por perdas e descobertas de novas estratégias, que pode ser analisado por diferentes focos: psicológicos, sociológicos, biológicos entre outros. Conferências de Saúde são caracterizadas como instâncias institucionalizadas, colegiadas, de discussões e deliberações sobre questões de saúde. O objetivo deste estudo foi analisar limitações e avanços do conceito de promoção da saúde do idoso nas Conferências Nacionais de Saúde; a metodologia foi qualitativa, com leituras reflexivas, centrando-se a análise nos termos: idoso e terceira idade. Nos relatórios das Conferências 10º,11º, 12º e 13º, houve avanço na abordagem da promoção da saúde do idoso, mas, ainda, essa temática merece atenção com mais debates sobre o processo de envelhecimento, comprometimentos disso no âmbito público e conseqüências para a Saúde em todos os seus aspectos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.3974
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.