Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AlineGuimaraesdeAlmeida.pdf44,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A temática da alimentação escolar na formação do nutricionista
Autor(es): Almeida, Aline Guimarães de
Orientador(es): Prado, Carolina Conceição
Assunto: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Merenda escolar
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 16-Out-2012
Referência: ALMEIDA, Aline Guimarães de. A temática da alimentação escolar na formação do nutricionista. 2010. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) brasileiro é o mais antigo Programa na área de Nutrição no país, e busca atender as necessidades nutricionais dos estudantes e formar hábitos alimentares saudáveis, durante sua permanência na escola. Para tanto, faz-se necessário a atuação de nutricionistas habilitados a assumirem responsabilidade técnica junto ao mesmo. Objetivo: Destacar a relevância do conteúdo relativo ao PNAE, na formação do nutricionista. Metodologia: Pesquisa documental, sendo o estudo desenvolvido em fases de identificar os documentos, destacar e analisar os dados. Pretendeu-se analisar a adequação do conteúdo programático abordado na disciplina de Alimentação Escolar do departamento de nutrição da Universidade de Brasília, com relação às atribuições do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Resultados: O desenvolvimento da disciplina mostrou-se relevante para a formação dos graduandos, uma vez que o nutricionista atuante no PNAE possui diversas atribuições específicas, discutidas durante o curso. Esta disciplina na grade curricular do curso de nutrição é importante, pois esse profissional precisa estar preparado para atuar nesta área, sendo um agente fundamental para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das atividades do Programa de Alimentação Escolar. Como este campo de atuação esta em crescimento, o nutricionista deve estar capacitado para uma efetiva atuação, com base no aprofundamento da discussão desta temática. Conclusão: O futuro nutricionista capacitado em alimentação escolar, é de vital importância para o desenvolvimento pleno do PNAE, cumprindo com qualidade as diversas atribuições específicas deste cargo. Para tanto, devem ser incentivadas ações como a apresentada neste trabalho, de criação e oferecimento de disciplina específica sobre a alimentação escolar, que dêem conta do vasto conteúdo relativo a este programa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.3973
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.