Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3971
Título: Identificação das estratégias de educação alimentar e nutricional desenvolvidas pelos núcleos de apoio à saúde da família no Distrito Federal como forma de promoção da saúde
Autor(es): Ramos, Natascha Façanha Silva
Orientador(es): Torres, Andréia Araújo Lima
Assunto: Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs)
Promoção da saúde
Nutricionistas
Educação alimentar e nutricional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 16-Out-2012
Referência: RAMOS, Natascha Façanha Silva. Identificação das estratégias de educação alimentar e nutricional desenvolvidas pelos núcleos de apoio à saúde da família no Distrito Federal como forma de promoção da saúde. 2009. 23 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Desde a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) em 2008, o profissional nutricionista passou a contar com mais um espaço de atuação para promover a saúde da população junto à atenção básica. Neste campo, a melhor estratégia para se atingir resultados efetivos e sustentáveis na área de práticas alimentares saudáveis é através do pressuposto da educação alimentar e nutricional. Através de questionário estruturado enviado e respondido por endereço eletrônico, 6 nutricionistas que compõem os NASFS do Distrito Federal foram pesquisadas sobre as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas, durante o período de novembro a dezembro de 2009. Os resultados deste estudo indicam que as nutricionistas estão cientes de sua função educadora dentro da Estratégia de Saúde da Família, porém não conseguem exercê-la de maneira dialógica, conscientizadora e emancipadora. Muitos são os obstáculos, entre os quais: falta de parcerias, dificuldade para trabalho em equipe multiprofissional, estrutura física inadequada, desvio de função e falta de gestão direta.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2009.
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_NataschaFacanhaSilvaRamos.pdf149.03 kBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.