Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarianaSilveiraLeonardodeSouza.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Duas formas de produzir historiografia : as invasões holandesas na história do Brasil e nos capítulos de história colonial
Autor(es): Souza, Mariana Silveira Leonardo de
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Historiografia
Brasil - história - domínio holandês, 1624-1654
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 15-Out-2012
Referência: SOUZA, Mariana Silveira Leonardo de. Duas formas de produzir historiografia: as invasões holandesas na história do Brasil e nos capítulos de história colonial. 2012. vi, 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura/Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Neste trabalho veremos como os elementos presentes no texto de frei Vicente servem ao propósito das crônicas escritas em sua época: o de ensinar, de apresentar exemplos de modelos a serem seguidos, principalmente modelos de bom governo e boa conduta moral e espiritual; como também veremos as características que definem a historiografia do final do século XIX, levado adiante ainda no início do século seguinte – ainda que o modelo historiográfico de Capistrano de Abreu seja distinto, em alguns aspectos, do que vigorou desde o início da formação do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, em 1838, ainda estão presentes no discurso do historiador cearense elementos característicos do modo oitocentista de produzir historiografia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons