Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EvertonAraujodaSilva.pdf290,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatório de estágio supervisionado : análise mercadológica do preço pago ao produtor de leite no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Éverton Araújo da
Orientador(es): Santana, William
Assunto: Leite - produção
Agroindústria
Data de apresentação: 5-Set-2012
Data de publicação: 11-Out-2012
Referência: SILVA, Éverton Araújo da. Relatório de estágio supervisionado: análise mercadológica do preço pago ao produtor de leite no Distrito Federal. 2012. 27 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2012.
Resumo: O presente trabalho estudou a evolução e comportamento dos preços pagos ao produtor de leite do Distrito Federal, buscando apresentar alguns indicadores de produção, e evolução do rebanho correlacionando-os ao comportamento do preço no últimos anos. no Distrito Federal, são produzidos aproximadamente 3 milhões de litros ao ano e isso representa apenas 20% da demanda no estado, enquanto que no Brasil foram produzidos 30,7 bilhões de litros de leite, porém são ordenhadas 22,935 milhões de cavas em todo o pais representando 10,9% do efetivo de bovinos. Percebe-se que o produtor é o membro da cadeia produtiva do leite mais sobrecarregado devido à complexidade de fatores a serem geridos dia-a-dia, identificando que quem determina o preço pago são as poucas agroindústria de beneficiamento, em oligopsônios, dominam o preço, repassando o valor do leite ao produtor apenas depois da entrega, realidade essa que, por meio de regulação por meio de leis, já vem sendo mudada. O trabalho também analisou que o volume da produção do leite e número de vacas ordenhadas também impactamnos preços devido as curvas de tendências serem similares.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2012.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons