Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndredeHolandaPadilhaVieira.pdf675,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGusmão, Luís Augusto Sarmento Cavalcanti de-
dc.contributor.authorVieira, André de Holanda Padilha-
dc.identifier.citationVIEIRA, André de Holanda Padilha. "Escola? Não, obrigado": um retratro da homeschooling no Brasil. 2012. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho, de carater exploratorio, tem por objetivos discutir o surgimento do fenomeno contemporaneo que se convencionou chamar de homeschooling (em portugues, educacao em casa) e compreender a condicao socioeconomica, as motivacoes e o tipo de educacao empreendida pelos pais brasileiros adeptos da modalidade. Os dados apresentados sao provenientes da realizacao de entrevistas semi-estruturadas e presenciais com oito pais e da aplicacao de questionario autoadministrado a uma amostra de 62 pais. Os resultados do trabalho indicam padroes sociais especificos ao caso brasileiro e outros encontrados tambem em diferentes contextos. As evidencias permitem estimar o perfil geral dos pais-educadores brasileiros e revelam a fragilidade empirica de parte significativa das criticas a modalidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino básico domiciliaren
dc.subject.keywordDireito à educaçãoen
dc.subject.keywordLiberdade de consciênciaen
dc.subject.keywordEducação não-formalen
dc.titleEscola? Não, obrigado : um retratro da homeschooling no Brasilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-10-05T10:28:40Z-
dc.date.available2012-10-05T10:28:40Z-
dc.date.issued2012-10-05T10:28:40Z-
dc.date.submitted2012-09-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3946-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study, an exploratory one, aims to discuss the emergence of the contemporary phenomenon of so-called homeschooling (in Portuguese, educação em casa) and understand the socioeconomic status, the motivations and the type of education undertaken by Brazilian parents adherent of this educational approach. The presented data flowed from conducting semi-structured interviews with eight parents and applying self-administered questionnaire to a sample of 62 parents. The results indicates social pattern specific to the Brazilian case and others also found in different contexts. The evidences allow us to estimate the general profile of Brazilian parents-educators and reveal the empirical fragility of a significant portion of the critiques to the home education.-
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons