Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RuthMoreiradeSouza.pdf93,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Treinamento e capacitação : uma análise da percepção dos docentes sobre os treinamentos e capacitações realizados pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco - Acre
Autor(es): Souza, Ruth Moreira de
Orientador(es): Almeida, Marcos Ozorio de
Assunto: Treinamento profissional
Professores - formação
Educação continuada
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 4-Out-2012
Referência: SOUZA, Ruth Moreira de Souza. Treinamento e capacitação: uma análise da percepção dos docentes sobre os treinamentos e capacitações realizados pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco - Acre. 2012. 25 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Rio Branco, 2012.
Resumo: Este trabalho objetiva fazer uma análise da percepção dos professores da escola municipal Samuel Barreira sobre os treinamentos/capacitações aos quais foram submetidos pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco/AC. Nesse sentido, discute-se a eficácia dos treinamentos/capacitações correlacionando as expectativas e anseios dos docentes com os cursos de educação continuada ofertados para esses docentes. Em relação à metodologia partiu-se do geral para o particular, aliando pesquisa bibliográfica com a de campo, numa abordagem quantitativa, além da utilização das idéias de estudiosos da educação como Libâneo (2001), Gadotti (2005), etc. O principal instrumento de pesquisa foi um questionário com questões fechadas, aplicado na sala de professores do colégio Samuel Barreira a 10 professores, os quais correspondem a 100% dos professores que atuam em sala de aula na escola sobredita. Ao longo da pesquisa observou-se que as políticas de treinamentos e capacitações ganharam cada vez mais importância na sociedade devido às constantes mudanças econômicas, sociais, tecnológicas, etc, devido à constante busca por melhor qualidade do ensino e desempenho dos discentes em avaliações como a PROVA BRASIL e o IDEB. Acima de tudo, os treinamentos e capacitações visam garantir ao profissional instrumento para trabalhar com as transformações, por meio da mudança de comportamento. Essa mudança é voltada a melhorar o desempenho, promover a integração de alunos, professores e a comunidade escolar e aumentar a produtividade do processo ensino-aprendizagem. Desde o ano de 2006 vem sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Rio Branco/AC muitos treinamentos e capacitações. Na escola Samuel Barreira a percepção dos professores sobre os treinamentos/capacitações foi positiva, indicando que seus anseios e expectativas foram atendidos nos cursos oferecidos. Além disso, os professores entrevistados se disseram mais autoconfiantes, sentem que a qualidade do ensino melhorou e não há na escola Samuel Barreira distorção treinamento/série, ou seja, os professores treinados para atuarem em uma determinada série não são transferidos para outras séries para as quais não foram treinados. Em resumo, o que ocorre na escola Samuel Barreira é um exemplo para as outras escolas, no que concerne ao treinamento docente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons