Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RaulEspinduladeCarvalho.pdf238,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da tomada de decisão : e as dificuldades encontradas no momento de decidir
Autor(es): Carvalho, Raul Espindula de
Orientador(es): Miranda, Onofre Rodrigues de
Assunto: Processo decisório
Administração estratégica
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 2-Out-2012
Referência: CARVALHO, Raul Espindula de. A importância da tomada de decisão: e as dificuldades encontradas no momento de decidir. 2012. 53 f.,il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem como tema principal de abordagem a reflexão teórica a respeito da importância e a necessidade de melhor compreensão de modelos administrativos relacionados ao processo de tomada de decisão, através de um estudo de caso junto a um setor específico de uma instituição financeira estatal. Neste sentido, ao longo desta pesquisa são analisadas especificidades pertinentes aos métodos teóricos de tomada de decisão, articulada por meio da revisão de literatura a respeito do processo decisório, no intuito de identificar e melhor compreender os aspectos gerais que devem ser considerados pelos gestores e pesquisadores interessados na temática aqui abordada. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo consiste basicamente na efetivação de pesquisa de cunho teórico e pesquisa qualitativa, na qual foram efetivadas análises documentais, entrevistas abertas e observação direta, através de pesquisas em documentos, aplicação de questionário e observação de atividades, que teve por foco principal a análise de processos decisórios no setor de uma diretoria de um banco estatal, onde foram empreendidos estudos documentais e entrevistas com funcionários atuantes no processo. O presente estudo procura identificar quais seriam as melhores decisões de caráter administrativo para atender a demanda e teve como a emissão de um parecer categórico a respeito de possíveis soluções a serem implementadas nas atividades de gestão de investimentos em soluções para modernização e ampliação dos equipamentos de segurança. Assim recomenda a otimização do processo decisório, com delegações de alçadas decisórias, levando-se em conta as necessidades mais urgentes, atendendo as demandas mais importantes e planejando os investimentos para os próximos exercícios, visando à otimização da tomada de decisão final do setor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons