Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_KatiaFernandadaSilvaBorges.pdf147,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Postos de combustíveis em Rio Branco : um estudo de qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Borges, Kátia Fernanda da Silva
Orientador(es): Almeida, Marcos Ozorio de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Motivação no trabalho
Produtividade do trabalho
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 1-Out-2012
Referência: BORGES, Kátia Fernanda da Silva. Postos de combustíveis em Rio Branco: um estudo de qualidade de vida no trabalho. 2012. [29] f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Rio Branco, 2012.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral, verificar a percepção dos funcionários de um posto de combustíveis sobre, as dimensões que, mas caracterizam a qualidade de vida no trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho é de fundamental importância à organizações que visam investigar e compreender o trabalho na vida das pessoas, no sentido de promover a construção de relações de trabalho, mas humanizadas, que resultem em maior satisfação e produtividade dos trabalhadores e consequentemente uma relação satisfatória entre fornecedor/colaborador e cliente. A idéia básica de fato é que pessoas são produtivas quando estão satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. É importante identificar o modelo de qualidade de vida no todo da organização, pois a formação de uma mentalidade global para a Qualidade de Vida no Trabalho interfere necessariamente, na cultura organizacional. A qualidade de vida no trabalho são ações prioritárias, que envolvem dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas impróprias no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos colaboradores e no equilíbrio financeiro dessas empresas. Objetivando identificar quais práticas atuam de forma positiva ou negativa numa organização com um contato tão próximo com sua clientela, como um posto de combustíveis, foram aplicados questionários de natureza qualitativa, para aferir o clima organizacional e qualidade de vida e serviços dos colaboradores. Ao final constatou-se que os colaboradores são acessíveis as possíveis mudanças sugeridas em prol das melhorias em suas condições de trabalho trazendo bem estar para todo o conjunto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons