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Título: A controvérsia sobre a existência da liberdade humana e sua compatibilidade com a liberdade de Deus na Teodiceia de Leibniz
Autor(es): Santos, Davi Lopes dos
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Liberdade
Livre arbítrio e determinismo
Teodicéia
Leibniz, Gottfried Wilhelm von, 1646-1716
Data de apresentação: 29-Dez-2023
Data de publicação: 14-Mai-2024
Referência: SANTOS, Davi Lopes dos. A controvérsia sobre a existência da liberdade humana e sua compatibilidade com a liberdade de Deus na Teodiceia de Leibniz. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A controvérsia sobre a compatibilidade entre a liberdade do homeme a liberdade deDeus,segundo Leibniz, perpassa por diversos conceitos, sobretudo aqueles do livre-arbítrioedaonisciência divina. No conflito entre a fé e a razão, Leibniz defende que nãoháincompatibilidade entre ambos e cita que a fé não poderia ser contrária às verdades própriasda razão ou da filosofia, contudo, admite que existem questões situadas acima darazão.Leibniz diferencia os conceitos de necessidade e contingência, inserindo a açãolivrenoâmbito da contingência (possibilidade), visto que não seria livre uma ação realizada noâmbitode uma necessidade absoluta, diferenciando, também, os conceitos de necessidadeededeterminação da substância. O ato livre do homem possui três características: a contingência,a espontaneidade e a inteligência, com enfoque na última, a qual seria a alma da liberdade, demodo que somente seria livre aquele que age de acordo com a capacidade de reflexão. Aliberdade também é inserida para demonstrar a origem do mal e a concorrência de Deusparaele. O determinismo da substância individual citado por Leibniz, no qual teria sidodefendidoque a noção individual da substância encerra de uma vez por todas o que semprelheacontecerá, detendo a substância em si, de antemão, todos os seus predicados, limitariaaliberdade de Deus. Leibniz, contudo, explicita a liberdade de Deus ao menos no momentodoseu decreto de criar a substância, ato que deriva de sua onisciência capaz de antever omelhordos mundos possível.
Abstract: The controversy about the compatibility between man's freedomand God's freedom,according to Leibniz, permeates several concepts, especially those of free will anddivineomniscience. In the conflict between faith and reason, Leibniz argues that thereisnoincompatibility between the two and mentions that faith could not be contrary tothetruthsproper to reason or philosophy, however, admit that there are questions raised abovereason.Leibniz differentiates the concepts of necessity and contingency, inserting free actionwithinthe scope of contingency (possibility), since an action carried out within the scopeofanabsolute necessity would not be free, differentiating, too, the concepts of necessityanddetermination of substance. Man's free act has three characteristics: contingency, spontaneityand intelligence, focusing on the last, which would be the soul of freedom, so that onlythosewho act in accordance with the capacity for reflection would be free. Freedomis alsoinsertedto demonstrate the origin of evil and God's participation in it. The determinismof theindividual substance cited by Leibniz, in which have been defended that the individual notionof substance closed once and for all what always will happened, containing the substanceinitself, beforehand, all its predicates, limiting the freedom of God. Leibniz, however, makesGod's freedom explicit at least at the moment of his decree to create the substance, anact thatderives from his omniscience capable of foreseeing the best of possible worlds.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023.
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Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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