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Título: Câmara dos Deputados e inovação : a implantação do Eduleg e seus resultados no centro de formação, treinamento e aperfeiçoamento
Autor(es): Silva, João Pedro Ferreira
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Inovação em serviços
Poder Legislativo
Servidores públicos
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: SILVA, João Pedro Ferreira. Câmara dos Deputados e inovação: a implantação do Eduleg e seus resultados no centro de formação, treinamento e aperfeiçoamento. 2023. 29 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender melhor o processo de inovação no Poder Legislativo e os resultados advindos dele, identificando os determinantes e resultados da implantação do EDULEG. Com base no framework GESPUBLIN proposto por Isidro (2018), dados coletados em entrevistas com servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR) foram analisados com base no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016) e na literatura de referência da área de inovação pública. Os resultados deste estudo evidenciam o ambiente da Câmara dos Deputados como um repleto de desafios para se ter algum progresso quanto à inovação dentro de si, mas com atores dispostos e coordenações que desejam romper com o status quo da organização. Os resultados deste estudo sugerem que a abordagem do GESPUBLIN é perfeitamente adaptável à realidade do Poder Legislativo brasileiro, e que mais estudos nesta área serão bemsucedidos com a utilização deste framework.
Abstract: This work aimed to clarify doubts regarding the innovation process in the Legislative Branch and the results arising from it, identifying the determinants and results of the implementation of EDULEG. Based on the framework proposed by Isidro in 2018 (GESPUBLIN), data collected through interviews with CEFOR employees were analyzed based on the content analysis method proposed by Bardin (2016) and the studies of several wellestablished researchers in the field of public innovation. The results of this study illustrate the Chamber's environment as one full of challenges to make any progress regarding innovation within itself, but with willing actors and coordinations who wish to break with the organization's status quo. This study proves that the GESPUBLIN approach is perfectly adaptable to the reality of the Brazilian Legislative Branch, and that further studies in this area will be successful using this framework.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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