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dc.contributor.advisorSilveira Júnior, Aldery-
dc.contributor.authorLauné, Fábio Enzio Moura Pereira-
dc.identifier.citationLAUNÉ, Fábio Enzio Moura Pereira. Cabotagem brasileira: análise das barreiras burocráticas que impactam negativamente a performance do modal. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil apresenta condições favoráveis à utilização do transporte aquaviário, mas o sistema administrativo e fiscalizatório cria diversos entraves para o desenvolvimento desse meio de transporte. Este estudo teve como objetivo analisar os obstáculos burocráticos do sistema brasileiro de transporte de carga por cabotagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual visou a identificação e análise dos aspectos do sistema de fiscalização e administração gerido pelo governo federal, responsável pelo controle da liberação e embargo das operações do transporte de carga por cabotagem. Nesse contexto, foram identificadas melhorias que o governo já vem implementando nos processos administrativos e de fiscalização, bem como foram apontados os obstáculos que o próprio governo introduz nesse processo, retardando e inviabilizando a eficiência desse tipo de transporte. Identificou-se que os procedimentos burocráticos representam obstáculos para o desenvolvimento desse meio de transporte aquaviário. Espera-se que este trabalho contribua para incentivar o poder público a adotar medidas destinadas a diminuição dos impactos negativos das barreiras burocráticas sobre o transporte de carga por cabotagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte de cargapt_BR
dc.subject.keywordTransporte aquaviáriopt_BR
dc.titleCabotagem brasileira : análise das barreiras burocráticas que impactam negativamente a performance do modalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-30T12:32:29Z-
dc.date.available2024-04-30T12:32:29Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38405-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Brazil presents favorable conditions for the use of water transport; however, the administrative and regulatory system creates several obstacles to the development of this means of transportation. The study aimed to analyze the bureaucratic obstacles of the Brazilian cargo shipping system. The methodology used was bibliographic research, which aimed to identify and analyze aspects of the supervision and administration system managed by the federal government, responsible for controlling the release and embargo of coastal cargo transport operations. In this context, improvements that the government has already been implementing in administrative and supervisory processes were identified, as well as obstacles that the government itself introduces into this process, delaying and hindering the efficiency of this type of transport. It was identified that bureaucratic procedures represent obstacles to the development of this water transport means. It is hoped that this work contributes to encouraging the government to adopt measures aimed at minimizing the negative impacts of bureaucratic barriers on coastal cargo transport.pt_BR
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