Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SilviaReginaPorteladeSouza.pdf219,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação dos trabalhadores das águas em Avieiros, de Alves Redol
Autor(es): Souza, Silvia Regina Portela de
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Realismo na literatura
Literatura e sociedade
Literatura portuguesa
Realismo socialista
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 24-Set-2012
Referência: SOUZA, Silvia Regina Portela de. A representação dos trabalhadores das águas em Avieiros, de Alves Redol. 2012. 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A representação dos trabalhadores na obra de Redol é fundamentada na análise das características dos romances conforme cada cenário retratado (Ribatejo, Douro e Mar) e que tratam especificamente do tópico proposto, evidenciando essa representação na obra Avieiros que contextualizará o objeto de estudo por meio da qualificação dos personagens, da descrição do ambiente, da representação da mulher, da organização dos trabalhadores, bem como da construção do herói individual e coletivo e do espaço degradado. A proposta deste trabalho é analisar esse tema sob a ótica das proposições neo-realistas a fim de verificar a possibilidade de identificá-las no livro Avieiros, quais elementos aí presentes confirmam a hipótese de se tratar de um romance que possui em sua estrutura elementos voltados a critica sócio-política. Antes da análise do livro em si, é importante definir o que é o Neo-Realismo, quais as teorias que o definem, as características mais gerais, para só então verificar se as obras de Redol escolhidas, conforme já dito, bem como o livro Avieiros se encaixam no que propõe o tema sugerido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras/Português, Monografia em Literatura, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons