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Título: Experiência de consumo no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada
Autor(es): Gobbo, Sofia Joaquina de Souza
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Setor hoteleiro
Consumidores - satisfação
Fidelização de clientes
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 15-Abr-2024
Referência: GOBBO, Sofia Joaquina de Souza. Experiência de consumo no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A experiência do consumidor e os principais fatores que influenciam ou não a fidelização do mesmo a uma empresa, estão relacionados diretamente com a avaliação pessoal da experiência que o indivíduo realiza durante o período que tem contato com determinado estabelecimento. Fatores cognitivos, emocionais e custo-benefício, por exemplo, irão influenciar a percepção da experiência do cliente, e serão determinantes para a fidelização ou não do mesmo. No cenário do setor de hospedagem, que configura um serviço de processamento de pessoas, diferentes pontos muitas vezes interligados, irão afetar e determinar a experiência do hóspede em um hotel. O presente estudo teve por objetivo geral investigar como aspectos da experiência de consumo se relacionam com os serviços oferecidos por um hotel de luxo, localizado em Brasília. E quais estratégias seriam pertinentes para melhorar a experiência dos hóspedes. O método utilizado para esse estudo foi o quali-quanti com delineamentos de levantamento, análise documental e comparativa. Os dados foram submetidos a estatísticas descritivas. Utilizando a escala de experiência de consumo proposta por Walls (2013) foi possível identificar as dimensões de interação humana e emoções/cognitivo que influenciam na percepção dos hóspedes sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelo hotel, os diferentes grupos que frequentam o hotel e responderam o questionário, realizaram avaliações diferentes e apresentaram diferenças nas médias de avaliação, o que trouxe uma melhor compreensão das expectativas que grupos que frequentam o hotel podem ter. A diferença com maior significância foi entre os hóspedes que viajam de férias/lazer e hóspedes que viajam a negócios. Além disso, a análise de conteúdo dos comentários dos hóspedes e avaliações realizadas no portal booking.com permitiu compreender como esses aspectos se relacionaram com a avaliação percebida dos serviços oferecidos por um hotel de luxo.
Abstract: The consumer experience and its main factors that influence or not the consumer's loyalty to a company, are directly related to the personal assessment of the experience that the individual had during the period that they had contact with a certain establishment. Cognitive, emotional and cost-benefit factors, for example, will influence the perception of the customer's experience, and will determine whether or not these customers are loyal. In the scenario of the hosting sector, which sets up a people processing service, different points that are often interconnected, affect and determine the guest's experience in a hotel. The general objective of this study was to investigate how aspects of the consumption experience are related to the satisfaction perceived by guests with the services offered by a luxury hotel, located in Brasilia. And what strategies would be relevant to improve the guest experience. The method used for this study was qualiquanti with survey designs, documental and comparative analysis. Data were subjected to descriptive statistics. Using the consumer experience scale proposed by Walls (2013) it was possible to identify the dimensions of human interaction and emotions/cognitive that influence the guests perception of the quality of services offered by the hotel, the different groups that frequent the hotel and answered the questionnaire, carried out different evaluations and presented differences in the evaluation averages, which brought a better understanding of the expectations that different groups that frequent the hotel may have. The most significant difference was between guests traveling on vacation/leisure and guests traveling on business. In addition, the content analysis of guest comments and evaluations carried out on the booking.com portal allowed us to understand how these aspects were related to the perceived evaluation of the services offered by a luxury hotel.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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