Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaKarolinaDeAzevedoGomes_tcc.pdf774,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interface de apoio ao ensino de Português como língua estrangeira : multimodalidade e funcionalidade
Autor(es): Gomes, Ana Karolina de Azevedo
Orientador(es): Ferraz, Janaína de Aquino
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 12-Abr-2024
Referência: GOMES, Ana Karolina de Azevedo. Interface de apoio ao ensino de Português como língua estrangeira: multimodalidade e funcionalidade. [2016]. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, [2016].
Resumo: Neste artigo, são descritos os mecanismos possíveis a serem utilizados para a criação da interface de apoio ao ensino, aqui entendida como website, serão discutidas assim a interação entre autor e leitor, organização de temas, elaboração de manuais para navegação, descrição dos exercícios e suas aplicabilidades e mecanismos. As fontes utilizadas neste estudo são Kress e van Leeuwen (2006), Ferraz (2009), Vieira (2015), Travaglia (2011) e Rojo (2009), entre outros na compreensão e no auxílio do fazer teórico-metodológico de mídias digitais para ensino de língua. Nesta interface de ensino são apresentados exercícios que focam na interação social e promovam diálogos entre os estudantes, além de apresentar tópicos de orientação ao professor sobre a aplicação das atividades.
Abstract: In this article, the possible mechanisms to be used for the creation of the interface to support teaching, here understood as a website. We will discuss the interaction between author and reader, organization of themes, elaboration of manuals for navigation, description of exercises and their applicabilities and mechanisms. The sources used in this study are Kress and van Leeuwen (2006), Ferraz (2009), Vieira (2015), Travaglia (2011) and Rojo (2009) among others in understanding and aiding the theoretical-methodological language teaching. In this teaching interface we presentet exercises that focus on social interaction and promote dialogues among students, in addition to presenting topics of guidance to the teacher about the application of activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, [2016].
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.