Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielCavalcanteAiresAlves.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bases de poder e sua influência sobre o desempenho humano no trabalho
Autor(es): Alves, Daniel Cavalcante Aires
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Liderança
Gerentes
Relações trabalhistas
Trabalho - desempenho humano
Bancos
Data de apresentação: 28-Nov-2011
Data de publicação: 20-Set-2012
Referência: ALVES, Daniel Cavalcante Aires. Bases de poder e sua influência sobre o desempenho humano no trabalho. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Organizações bancárias, em geral, fundamentam seu processo produtivo com base em políticas de gestão por objetivos, nas quais a potencialização dos resultados projetados é fortemente vinculada à presença de gestores competentes, que saibam maximizar os níveis de desempenho apresentados por seus funcionários na realização de suas atribuições. Entretanto, a forma como alguns gestores buscam essa maximização pode ser confundida com abusos de poder, e a imagem de liderança que ele acredita passar pode diferir daquela percebida por seus subordinados. Este trabalho teve o objetivo de verificar, empiricamente, a partir das percepções de 51 funcionários de três Agências bancárias do Distrito Federal, possíveis influências de poder, na forma das Bases de poder propostas por French e Raven (1959), sobre o desempenho individual no trabalho. Fundamentada a partir de duas hipóteses relativas a tais influências, esta pesquisa pode ser caracterizada como explanatória, de abordagem quantitativa e caráter transversal e observacional de campo. Já o método utilizado foi o levantamento analítico correlacional entre os dois temas principais. A partir da aplicação de dois questionários, cada um relativo a um dos temas, foi possível confirmar uma das hipóteses propostas, concluindo-se, então, que funcionários que percebem maior ocorrência da Base de poder legítimo em seus gerentes apresentam desempenho mais satisfatório. Como limitações, ressalta-se que a pesquisa foi realizada em poucas Agências de uma única região, e não foi respondida pela totalidade de funcionários das três Agências. A outra hipótese, de que funcionários que percebem maior ocorrência da Base de poder coercitiva apresentam desempenho menos satisfatório, não pôde ser confirmada neste Estudo. Sugere-se que, para estudos futuros, sejam verificados os efeitos de outras variáveis, de nível meso e macro, sobre desempenho, contando com a testagem de análises estatísticas mais sofisticadas e complexas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.