Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThiagoBarretoDeOliveiraLima_tcc.pdf3,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, Simone Borges Simão-
dc.contributor.authorLima, Thiago Barreto de Oliveira-
dc.identifier.citationLIMA, Thiago Barreto de Oliveira. Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional. 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO nível de complexidade e recursos exigidos para o gerenciamento de um portfólio de projetos pode tornar inviável a sua execução, especialmente para organizações que não contam com a estruturas de apoio para a supervisão e orientação específica para o gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Com o movimento crescente no uso de metodologias ativas de aprendizado baseadas em projetos na engenharia, alguns cursos buscam mais inovação no aprendizado ao expandir o alcance de seus resultados com projetos em sala de aula ao criar inclusive programas e portfólios de projetos. Uma das estruturas mais utilizadas para auxiliar o gerenciamento de projetos, programas e portfólios é o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), que deve ser implantado considerando os benefícios esperados pelas partes interessadas no contexto estudado. O objetivo desta pesquisa é propor um escritório de gerenciamento de portfólio de projetos adaptado às necessidades das disciplinas do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília que utilizam Metodologias de Aprendizagem Ativa. Como resultado a pesquisa apresenta a proposta de um escritório de gerenciamento de portfólio projetos baseado em papeis e responsabilidades que, por sua vez, foram originados de inferências sobre relatos e dados de diferentes partes interessadas a cerca da dinâmica das disciplinas, dos problemas encontrados nos projetos, de avaliações de pares entre membros das equipes de projeto e dos benefícios esperados de um EGP dedicado ao portfólio trabalhado pelas partes interessadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdministração de projetospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.titleProposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T12:20:19Z-
dc.date.available2024-04-09T12:20:19Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38139-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The level of complexity and resources required to manage a project portfolio can make it unfeasible to execute, especially for organizations that do not have the appropriate tools to support in controlling and guiding the Projects, Programmes and Portfolios managed. With the growing movement in the use of active learning methodologies based on engineering projects, some courses begin to seek more innovation in learning by expanding the reach of their results with classroom projects by creating programs and project portfolios. One of the most used structures to assist the management of projects, programs and portfolios is the Project Management Office (PMO), which should be implemented considering the benefits expected by stakeholders in the context studied. The objective of this research is to propose a project portfolio management office adapted to the needs of the classes in the Production Engineering course at the University of Brasília that uses Active Learning Methodologies. As a result, the research presents the proposal of a project portfolio management office based on roles and responsibilities that, in turn, were originated from inferences on reports and data from different stakeholders about the dynamics of the disciplines, the problems encountered in the projects, peer reviews among project team members and the expected benefits of a PMO dedicated to the portfolio worked on by stakeholders.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.