Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaRosaliaDaSilvaRodrigues_tcc.pdf213,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qual aluno fui? Qual docente sou? A memória em “Que mundo deixaremos para Keith?” na construção do ser professor de literatura
Autor(es): Rodrigues, Maria Rosália da Silva
Orientador(es): Gomes, André Luís
Assunto: Docência
Teatro (Literatura)
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: RODRIGUES, Maria Rosália da Silva. Qual aluno fui? qual docente sou? A memória em “Que mundo deixaremos para Keith?” na construção do ser professor de literatura. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Meu primeiro contato com a obra “Que Mundo Deixaremos para Keith?” se deu na disciplina de Literatura Brasileira - Teatro, no primeiro semestre do ano letivo de 2022. Com a “encenação da leitura” da peça, diferentes questionamentos surgiram acerca da montagem teatral e da construção do personagem principal: o professor de literatura e o aluno que este professor foi. A curiosidade é justificada pela importância do docente de literatura para a contemporaneidade, em que, cada vez mais, há uma ameaça às artes, entre elas, a literatura. Com isso, buscou-se a partir da leitura e, posteriormente, da “encenação da leitura” da peça na vigésima edição do projeto Quartas Dramáticas, projeto coordenado pelo Prof. Dr. André Luís Gomes, na Universidade de Brasília, a compreensão da memória para a construção do ser, neste caso, o ser professor de literatura. Em “Que Mundo Deixaremos para Keith?”, os personagens principais perpassam entre o passado - quando alunos - e o presente - como professores de literatura. Sendo assim, com um trabalho entre literatura e memória, busco analisar como o uso de “flashbacks”, estratégia usada pelos autores da peça, foi utilizado como um mecanismo para refletir sobre o passado, compreender o presente e pensar o futuro. Entretanto, como trabalhar com duas artes que conversam em duas linguagens diferentes? A literatura tem seu foco na escrita, enquanto o teatro possui o seu na linguagem imagética, corporal, ou seja, na representação cênica. Mas, ainda assim, é possível traçar uma frutífera relação entre as duas, uma vez que uma peça, antes de ser encenada, passa por um processo de escrita. Dessa forma, a partir da leitura do texto dramatúrgico, observou-se ali uma oportunidade de aproximação entre essas duas artes. Portanto, para as discussões apresentadas, a peça “Que Mundo Deixaremos para Keith?”, parte de alguns questionamento: o que é ser ou estar professor de literatura, o professor torna-se ou ele é? Em vista disso, observei que os “flashbacks” utilizados pelos personagens são um mecanismo para entender os professores que ambos se tornaram quando adultos. Por fim, objetiva-se com as reflexões apresentadas, entender a relação frutífera entre literatura e o teatro, pensamento inspirado pela disciplina Literatura Brasileira - Teatro da Universidade de Brasília. Além disso, compreender o quão importante a memória se faz para a construção da literatura, e, especificamente, do ser professor de literatura, na peça “Que Mundo Deixaremos para Keith?”. Assim, entendendo o espaço que esse ser ocupou e ocupa hoje.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.