Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LarissaCarlosRodriguesSantos_tcc.pdf331,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre fracassos : Fabiano e José Amaro : análise comparada do fracasso de Fabiano, em Vidas secas, e de José Amaro, em Fogo morto
Autor(es): Santos, Larissa Carlos Rodrigues
Orientador(es): Gomes, André Luís
Assunto: Ramos, Graciliano, 1892 - 1953
Vidas secas (1938)
Rego, José Lins do, 1901-1957 (José Lins do Rego Cavalcanti)
Literatura brasileira
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: SANTOS, Larissa Carlos Rodrigues. Entre fracassos: Fabiano e José Amaro: análise comparada do fracasso de Fabiano, em Vidas secas, e de José Amaro, em Fogo morto. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A análise comparativa entre obras literárias é uma prática importante no estudo da literatura, pois permite destrinchar como os autores abordam e desenvolvem determinados aspectos, o que pode levar a uma compreensão mais abrangente das obras individuais e do gênero literário por inteiro. Além disso, essa abordagem permite aos estudiosos compreender melhor as produções textuais em seus respectivos contextos histórico, social e cultural, já que busca situá-las no tempo e espaço. Diante disso, podemos obter uma visão mais rica e totalizante de nuances e significados inseridos nesses cânones, por meio do estabelecimento de correspondências e alteridades presentes na poesia ou prosa, como no caso de Vidas Secas e Fogo Morto. Para justificar a escolha das obras, é necessário entender que o romance da segunda geração modernista traz consigo uma inovação na forma narrativa ao retratar a diversidade cultural brasileira e fazer uma crítica às estruturas de poder do país. Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e outros renomados autores desse período deram destaque a um Brasil antes pouco explorado no sentido literário, consolidando assim uma nova forma de escrita, voltada à ênfase da existência das classes populares e marginalizadas, as quais pouco foram recordadas em movimentos anteriores. Além disso, é pertinente perceber como essa literatura pretende pensar o país a partir da análise das propriedades regionais. Assim, essa denúncia tinha como objetivo principal despertar a mente do leitor e promover reflexões acerca de questões urgentes, visíveis e palpáveis, colocando a literatura também como instrumento de conscientização da sociedade e estímulo de transformação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.