Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LaraAndressaDaSilvaCarvalho_tcc.pdf849,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coreografia da escrita : a performance no corpo-texto de Aline Bei
Autor(es): Carvalho, Lara Andressa da Silva
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Escrita performática
Romance (Literatura)
Literatura brasileira
Bei, Aline, 1987 -
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: CARVALHO, Lara Andressa da Silva. Coreografia da escrita: a performance no corpo-texto de Aline Bei. 2023. 38 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa é uma continuidade de um artigo produzido durante a Iniciação Científica (PIBIC 2021 - 2022) ao qual foi analisada a escrita de Aline Bei sob o viés da conceituação do ‘’Direito ao Grito’’ de Clarice Lispector. Contudo, aqui iremos abordar unicamente a obra de Aline Bei, por meio da ideia de subversão da escrita em prosa e do entendimento do texto enquanto um corpo repleto de cisões. Para tanto, partimos das obras O Peso do Pássaro Morto (2017) e Pequena Coreografia do Adeus (2021) a fim de analisar o movimento da escrita enquanto corpo dentro da matriz da performance no espaço-tempo narrativo, uma vez que o modo como está representado está relacionado à ontologia e à temporalidade das personagens-narradoras, entremeando os gritos, os sussurros e os silêncios expressos de modo gráfico ao longo de ambas as obras. Assim, o movimento da escrita enquanto corpo e do corpo sendo transposto para a escrita, é um movimento dicotômico e dialógico que permeia toda a pesquisa.
Abstract: This research is a continuation of an article produced during the Scientific Initiation (PIBIC 2021 - 2022) to which Aline Bei's writing was conducted under the bias of the conceptualization of Clarice Lispector's ''Right to Scream''. However, here we will exclusively approach the work of Aline Bei, through the idea of subverting prose writing and understanding the text as a body full of divisions. To do so, we start from the works O Peso do Pássaro Morto (2017) and Pequena Coreografia do Adeus (2021) in order to analyze the movement of writing as a body within the matrix of choreography in the narrative space-time, since the way it is represented is related to the ontology and temporality of the narrator-characters, interspersing the screams, whispers and silences expressed graphically throughout both works. Thus, the movement of writing as a body and of the body being transposed into writing is a dichotomous and dialogic movement that permeates the entire research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.