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Título: Representação das meninas (infância e gênero) em A bolsa amarela de Lygia Bojunga
Autor(es): Silva, Daiane Maria Pereira da
Orientador(es): Silva, Ana Cláudia da
Assunto: Infância
Literatura infanto-juvenil
Representação literária
A bolsa amarela (Obra : 1976)
Data de apresentação: 25-Fev-2023
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: SILVA, Daiane Maria Pereira da. Representação das meninas (infância e gênero) em a Bolsa amarela de Lygia Bojunga. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar a representação feminina e infantil que está presente no livro A Bolsa Amarela publicado em 1976 pela escritora brasileira Lygia Bojunga Nunes, através de uma análise baseada nos estudos da infância e de gênero. Os estudos que orientam este trabalho estão apoiados nos aportes teóricos “Como um romance” de Daniel Pennac (1993) que discute a importância do incentivo à leitura; “História Social da Criança e da Família” de Philippe Áries (1981) que é um estudo sobre a vida social da criança da idade média até a modernidade; “Crítica, teoria e literatura infantil” de Peter Hunt (2010) que aborda a notabilidade da literatura infanto-juvenil. A elaboração deste trabalho nos concebeu uma nova visão para a literatura infanto-juvenil que é muitas vezes julgada erroneamente como irrelevante, como também, a compreensão da importância das narrativas e do protagonismo infantil nos livros, principalmente, o protagonismo feminino.
Abstract: This work aims to discuss and analyze the female and child representation that is present in the book A Bolsa Amarela published in 1976 by the Brazilian writer Lygia Bojunga Nunes, through an analysis based on childhood and gender studies. The studies that guide this work are based on the theoretical contributions “Like a novel” by Daniel Pennac (1993) which discusses the importance of encouraging reading; “Social History of the Child and the Family” by Philippe Aries (1981) which is a study on the social life of children from the Middle Ages to modern times; “Criticism, theory and children's literature” by Peter Hunt (2010) which addresses the notability of children's literature. The elaboration of this work gave us a new vision for children's literature that is often mistakenly judged as irrelevant, as well as the understanding of the importance of narratives and children's protagonism in books, mainly, the female protagonism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
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