Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VilmaGoncalvesdoVale.pdf256,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão : retratos do contexto escolar
Autor(es): Vale, Vilma Gonçalves do
Orientador(es): Queiroz, Esmeralda Figueira
Assunto: Prática de ensino
Estudantes deficientes
Educação especial
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 5-Set-2012
Referência: VALE, Vilma Gonçalves do. Inclusão: retratos do contexto escolar. 2011. 60 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as práticas pedagógicas promovidas pelos professores no processo de ensino aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais (ENEE) incluídos (em classe comum) na rede regular de ensino. O lócus do estudo foi uma Escola Classe do Distrito Federal, situada em uma de suas Regionais Administrativas. Os sujeitos da investigação forma dois estudantes com deficiência intelectiva matriculados, sendo um do 3° ano e o outro do 4° ano; um estudante surdo e dois estudantes com deficiência física matriculados no 5° ano, e seus respectivos professores. Esta pesquisa apoiou-se na teoria sociointeracionista de Vigotski. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semiestruturadas e a observação no processo de construção de dados. Verificou-se que as atividades pedagógicas contemplam parcialmente as necessidades educativas especiais dos alunos, assim como, notou-se a importância de se ressignificar o conceito de inclusão nas escolas e de investimento profissional que contemple a adequação de material para um efetivo trabalho com os ENEE.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons