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Título: Construção do pensamento analítico : um estudo com alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Conceição, Lucas Ricardo da Silva
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Contadores - formação profissional
Data de apresentação: 11-Jul-2023
Data de publicação: 4-Abr-2024
Referência: CONCEIÇÃO, Lucas Ricardo da Silva. Construção do pensamento analítico: um estudo com alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2023. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O surgimento da Sociedade da Informação a partir das mudanças que ocorrem entre os anos de 1970 e 1980 transformaram radicalmente o ambiente em que o profissional contábil se encontra, com a introdução de novas tecnologias, a harmonização das normas internacionais da Contabilidade e aproximou-se o trabalho na área muito mais à aspectos da mente do que os estereótipos do “guarda-livros” de outrora. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a capacidade analítica dos estudantes do Curso de graduação em Ciências Contábeis da UnB a sua habilidade para solucionar problemas de natureza contábil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e transversal. O instrumento de coleta e geração de dados utilizado neste estudo consistiu na aplicação de questionário para 161 participantes distribuídos em três grupos selecionados entre estudantes do primeiro, quarto e sétimos semestres do curso acerca da reflexão cognitiva desses. Através dos resultados obtidos não foi possível verificar uma progressão linear do desenvolvimento analítico ao longo da graduação, havendo os discentes do início do curso alcançado uma nota média de 2,44 em 7, seguidos por um aumento da média para 3,07 entre os alunos que se encontravam na meio da sua formação e decaindo a nota dos que estavam no final para 2,60 em 7. Também foi possível verificar quais habilidades e competências os discentes acreditavam serem mais ou menos mencionadas em sala de aula e quais eles afirmavam ter mais empenho para aprender, com conteúdos como “desenvolvimento pessoal” e “ética, moral e boas atitudes” tendo ficado em destaque. O presente estudo contribui para gerar discussões e reflexões acerca do processo de formação de novos profissionais contábeis nas instituições de ensino superior, podendo ser expandido para outros cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas.
Abstract: The emergence of the Information Society from the changes that occurred between the 1970s and 1980s radically transformed the environment in which the accounting professional finds himself, with the introduction of new technologies, the harmonization of international accounting standards and the approach to work in the field is much more about aspects of the mind than the “bookkeeper” stereotypes of yesteryear. In this context, the present study has the general objective of analyzing the analytical capacity of the students of the Undergraduate Course in Accounting at UnB and their ability to solve problems of an accounting nature. This is an exploratory, qualitative and cross-sectional research. The data collection and generation instrument used in this study consisted of applying a questionnaire to 161 participants divided into three groups selected among students from the first, fourth and seventh semesters of the course about their cognitive reflection. Through the results obtained, it was not possible to verify a linear progression of analytical development throughout graduation, with students at the beginning of the course reaching an average grade of 2.44 out of 7, followed by an increase in the average to 3.07 among students who were in the middle of their training and the grade of those who were at the end dropping to 2.60 out of 7. It was also possible to verify which skills and competences the students believed were more or less mentioned in the classroom and which they claimed to have more commitment to learning, with content such as “personal development” and “ethics, morals and good attitudes” being highlighted. The present study contributes to generate discussions and reflections about the training process of new accounting professionals in higher education institutions, and can be expanded to other courses in the field of Applied Social Sciences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
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