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dc.contributor.advisorAssis, Simone de Araújo Góes-
dc.contributor.authorCarvalho, Victoria Karyne Silva de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Victoria Karyne Silva de. Accountability no terceiro setor: uma análise do Movimento pela Base nacional comum curricular - MPB. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de investigar as iniciativas de accountability adotadas pelas organizações do terceiro setor no contexto da implementação de políticas públicas educacionais. Após a reforma gerencial do Estado, o Brasil passou por diversas mudanças no que diz respeito ao papel do Estado e à prestação de serviços públicos. Esse movimento pôde ser observado no processo de descentralização e uma crescente atuação das organizações da sociedade civil. A existência de um setor que atua de forma complementar ao Estado tem despertado diversas críticas de estudiosos da área, principalmente quando relacionado à atuação deste setor no âmbito de políticas públicas educacionais. Ao analisar esse contexto, percebe-se que uma grande parcela dessas críticas partem da insegurança causada pela proximidade dessas organizações com o setor empresarial privado e a ausência de informações sobre seus interesses e objetivos no envolvimento com demandas públicas. Por este motivo, o presente trabalho buscou analisar quais são iniciativas de transparência adotadas por estes atores para prestar contas com a sociedade, e se tais iniciativas atendem aos critérios dissuadidos pelo conceito de accountability. Para isso, foi analisado o envolvimento da organização do terceiro setor: Movimento Pela Base (MPB) no processo de formulação e implementação da política da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No fim da pesquisa constatou-se que a organização tem implementado iniciativas de transparência ativa e adotado o uso de mecanismos de participação social desde sua fundação. Porém, não foram identificadas informações fiscais e financeiras a respeito desta, tampouco a existência de instrumentos de transparência passiva. Os resultados apontam para a necessidade de se implementar iniciativas de transparência ordenadas e alinhadas ao conceito de accountability em organizações do terceiro setor e para a demanda de mais produções acadêmicas que abordem o conceito neste âmbito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAccountabilitypt_BR
dc.subject.keywordTerceiro setorpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleAccountability no terceiro setor : uma análise do Movimento pela Base nacional comum curricular - MPBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-30T20:59:09Z-
dc.date.available2024-03-30T20:59:09Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38047-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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