Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HelidaMartinsCamboimSa_tcc.pdf499,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos indicadores dos fluxos de caixa das empresas do setor calçadista brasileiro listadas na B3
Autor(es): Sá, Hélida Martins Camboim de
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Empresas - fluxos de caixa operacional
Indicadores financeiros
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 28-Mar-2024
Referência: SÁ, Hélida Martins Camboim de. Análise dos indicadores dos fluxos de caixa das empresas do setor calçadista brasileiro listadas na B3. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O fluxo de caixa é uma ferramenta relevante para a gestão de uma empresa, pois auxilia no planejamento e no controle da sua situação financeira. O presente trabalho teve como objetivo analisar os indicadores dos fluxos de caixa das empresas do setor calçadista listadas na B3. Para tanto, dados do balanço patrimonial, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração de resultado do exercício foram coletados, no período de 2017 a 2021. Os indicadores financeiros foram calculados e analisados: cobertura de dívidas, retorno sobre o patrimônio líquido, cobertura de investimentos, retorno total, retorno sobre venda e retorno sobre o ativo. Os resultados evidenciaram, que a Grendene teve os melhores índices de cobertura de dívida; a Cambuci foi a empresa que mais gerou caixa para os seus acionistas; a Alpargatas foi a companhia que mais gerou fluxo de caixa operacional para cobrir seus investimentos. As quatro empresas apresentaram resultados parecidos nos indicadores de retorno total, retorno sobre vendas e retorno sobre o ativo. O estudo contribui para o fomento de estudos relacionados com a análise do fluxo de caixa, através do uso de indicadores, visto que são importantes instrumentos para a gestão financeira de uma empresa.
Abstract: Cash Flow is an important tool for managing a company, as it plans and controls its financial situation. This study aimed to examine the behavior of the cash flow of companies in the footwear sector listed on B3, based on data collected from the balance sheet, cash flow statement and income statement for the year, during the period from 2017 to 2021, through the use of six financial indicators: Debt Coverage, Return on Equity, Investment Coverage, Total Return, Return on Sale and Return on Assets. The results show that, in general, Grendene had the best coverage ratios. Cambuci was the company that generated the most cash for its shareholders. Alpargatas is the company that generates the most operating cash flow to cover its investments. On the other hand, in the indicators of Total Return, on sales and on Assets, the four companies presented similar results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.